Raquel, Miguel e Anderson e o desafio de eleger prefeitos de Caruaru, Petrolina e Jaboatão

 

Em 2022, numa onda de renovação inédita em Pernambuco, três prefeitos foram candidatos a governador e tiveram excelente performance depois de cumprirem bem avaliadas administrações em suas cidades: a hoje governadora Raquel Lyra, em Caruaru, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira. Agora, só dois anos depois daquele embate em que todos pontuaram bem na opinião pública, novamente os três são desafiados a reeleger os prefeitos que os sucederam: Rodrigo Pinheiro, em Caruaru, Simão Durando, em Petrolina e Mano Medeiros, em Jaboatão.

Quem ouve Raquel, Miguel e Anderson não tem dúvida de que empenho não vai faltar. Embora cada eleição tenha sua história eles afirmam que os sucessores estão bem na avaliação popular. Raquel disse em Caruaru: “teremos uma vitória que Pernambuco jamais viu em uma cidade” no momento em que compareceu ao pré-lançamento da candidatura de Pinheiro. Miguel Coelho tem se dedicado dia e noite à pré-campanha de Durando não só presencialmente como pelas redes sociais, sempre exaltando suas qualidades. Anderson Ferreira mostra o mesmo entusiasmo com Mano: “ele está cada dia melhor nas pesquisas. Revelou-se um grande administrador e está presente em todos os cantos de Jaboatão. Trabalha muito bem”.

Guardadas as devidas proporções, Mano terá a eleição mais difícil. Jaboatão é o segundo município do estado em população, um dos mais extensos, e concentra grande parte das pessoas mais carentes do Grande Recife, além de desafiadores problemas urbanos. Normalmente comedido, Mano, no entanto, se revelou um entusiasta da política – exerce seu primeiro mandato – e é difícil encontrá-lo no gabinete. Passa o dia acompanhando obras, reunido com secretários ou participando de eventos. Vai enfrentar como adversários o ex-prefeito Elias Gomes, agora apoiado pelo PT, PSB e MDB, entre outras legendas e Clarissa Tércio, do PP, a segunda deputada federal mais votada no município.

Caruaru e Petrolina

Em Caruaru, a eleição deve ser a mais acirrada já que de um lado está Pinheiro(PSDB), representado o grupo da governadora, e do outro José Queiroz(PDT) com o apoio do prefeito do Recife João Campos, o PSB, PT e outras legendas. Em Petrolina ainda não há definição do nome mais forte de oposição para enfrentar Simão Durando. Há vários pré-candidatos como Guilherme Coelho(PSDB) e Odacy Amorim (PT), os dois ex-prefeitos e havia um terceiro, Júlio Lóssio, também ex-prefeito mas que não está bem de saúde e deve desistir da disputa, pelo menos este ano.

Mendonça parabenizado por PT e PL

O deputado federal Mendonça Filho, que implantou a reforma do ensino médio como ministro da Educação no Governo Temer, enfrentou uma batalha na Câmara como relator do projeto que propunha mudanças no sistema, com as quais ele próprio não concordava e que foram propostas pelo PT, mas desempenhou de tal forma o papel de conciliador durante as discussões com o ministro Camilo Santana que esta semana, quando seu relatório foi aprovado, por unanimidade,  ouviu elogios na tribuna do líder do PT, José Guimarães, e do líder do PL, Carlos Jordy.

Prefeitos de Bivar

O deputado federal Luciano Bivar, afastado da presidência do União Brasil, tinha o apoio de três prefeitos de importantes municípios do estado: Flávio Gadelha, de Abreu e Lima, Eduardo Honório de Goiana e Josafá Almeida, de São Caetano. Desses só o primeiro deixou o União Brasil , Flávio Gadelha, que se filiou esta semana ao PSB. Os outros dois manifestaram o desejo de permanecer na legenda.   

Iza assume grupo de trabalho na Câmara

A deputada federal Iza Arruda assumiu esta quinta-feira a coordenação do Grupo de Trabalho dedicado à Política Nacional do Cuidado. O grupo se propõe a compilar os projetos existentes na casa sobre o assunto e criar um Marco Legal sobre a política de cuidados com especial atenção às mulheres que, ao mesmo tempo que trabalham fora cuidam dos filhos e das pessoas idosas de suas famílias. Além, naturalmente, das contratadas como cuidadoras.

Nikolas e Feitosa

O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira, de Minas Gerais, atual presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, por pouco não foi enquadrado pelo conselho de ética da casa quando surgiu na tribuna com uma peruca loira. Esta quinta o deputado estadual Alberto Feitosa, também bolsonarista, exibiu na tribuna da Assembléia pernambucana um boneco do presidente Lula fantasiado de mosquito da dengue. Não há notícia de punição.

Os três padrinhos vão mesmo eleger seus afilhados ou alguém sairá frustrado?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar