Raquel lança Priscila para este e outros carnavais

 

Embora não tenha feito isso de propósito – havia uma razão clara para justificar sua ausência do carnaval deste ano – a governadora Raquel Lyra demonstrou, não só a alta confiança que tem em sua vice, como acabou acenando politicamente ao entregar-lhe a tarefa de administrar o estado em plena festa carnavalesca, a primeira de sua administração e a menos de dois meses da posse. Um grande desafio.

Está certo que a governadora deixou tudo organizado, viajando depois que os secretários envolvidos na festa já tinha feito uma apresentação para a imprensa, deixando claro que, não só a segurança pública como as áreas de saúde, cultura, turismo e defesa da mulher estariam nas ruas com todo arsenal possível. Teve tempo, inclusive, de assegurar a realização da partida entre Sport e Bahia na Ilha do Retiro com a presença do contingente policial mesmo na quarta-feira de cinzas.

Pelo visto, Priscila deu conta do recado. Estava em todos os lugares onde um governante deve marcar presença numa festa da dimensão do carnaval pernambucano. No Galo, antes mesmo de iniciado o café da manhã, já estivera com as guarnições que assegurariam a segurança dos mais de 2 milhões de foliões esperados. Foi na abertura do carnaval de Olinda, esteve em Bezerros, Nazaré da Mata, Igarassu e diversos outros locais. Como a segurança, pelo visto, deu conta do recado no Carnaval, a governadora em exercício divide com a titular a tranquilidade da festa.

E se prepara para outros carnavais, quem sabe como candidata a prefeita do Recife em 2024 ou no palanque de outro nome da Federação PSDB/Cidadania. Só o tempo dirá.

O Galo esqueceu Cadoca?

Um dos grandes responsáveis pelo sucesso que o Galo faz hoje foi Carlos Eduardo Cadoca, secretario de turismo de Jarbas Vasconcelos, na Prefeitura e no Governo do Estado. Com o incentivo e o apoio de Jarbas, Cadoca realizou vários sonhos um deles foi o de colocar o Galo Gigante na Ponte Duarte Coelho e criar uma apoteose do bloco na Guararapes, ampliando o percurso do desfile. Cadoca faleceu de Covid no auge na pandemia. Os responsáveis pelo bloco esqueceram de homenageá-lo nesta volta de 2023.

Paudalho faz festa animada e reúne multidão

O município de Paudalho também se destacou no carnaval deste ano, reunindo multidões no Pátio de Ventos com atrações importantes como Alceu Valença. O destaque foi o desfile de fantasias que já é tradicional na cidade onde a folia vem do início do século passado. O prefeito Marcelo Gouveia diz que a presença de público superou as expectativas e a animação após dois anos de recesso por causa da pandemia.

Prefeito de Caruaru presente na Sapucaí

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro compareceu ao desfile das escolas de Samba na Sapucaí a convite da Mocidade Independente de Padre Miguel, que levou para a avenida um desfile de exaltação a Vitalino e aos bonecos de barro do Alto do Moura, em Caruaru. Artesãos caruaruenses, discípulos de Vitalino, participaram do desfile. Embora não tenha vencido a Mocidade divulgou bem a beleza de Caruaru e sua gente.

Simão Durando segue os passos de Miguel

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, é tão festeiro como seu antecessor Miguel Coelho, do qual foi vice, assumindo em 2022 quando Miguel renunciou para disputar o Governo. Da mesma forma que o antecessor que fez grandes festejos de carnaval e São João naquele município, fazendo questão de estar presente em todos eles, Simão repetiu o gesto neste carnaval que reuniu 150 mil foliões em pleno sertão durante os dias de folia.

Pergunta que não quer calar: o que esperar do Galo em 2024?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar