Raquel foi destaque no evento de João mas ele não teve o mesmo no evento de Raquel

 

Em qualquer solenidade em que estejam presentes governador e prefeito, o governador se sobrepõe ao executivo municipal, como manda o protocolo. Na visita do presidente Lula ao Recife esta terça-feira, estava estabelecido que o presidente faria um primeiro ato com o prefeito João Campos para entrega do habitacional Vila Brasil a 448 famílias e um segundo com a governadora Raquel Lyra para entregar os primeiros cheques indenizatórios às famílias dos prédios-caixão. O clima era perfeito para um presidente que conta com o apoio de João e a simpatia de Raquel e que faz gestos para os dois, pensando em tê-los ao seu lado, mesmo em palanques estaduais diferentes, em 2026.

Houve, porém, uma mudança na programação um dia antes e o ato do prefeito terminou sendo o maior e agregando todos os ministros que acompanhavam o presidente. Mas como  seriam anunciados recursos para o estado por todos os ministros, a governadora teria que comparecer, sem lembrar que, na política de boa vizinhança institucional, se um presidente visita um estado o governador deve acompanhá-lo, a não ser que se recuse, o que não é o caso. O resultado é que a governadora estava presente em todas as fotos do evento de João ao lado de Lula e ele em segundo plano.

O evento da governadora que seria no Palácio das Princesas acabou deslocado, não se sabe porquê, para a sede da Caixa Econômica Federal mas como o palco era pequeno só foram chamados à mesa o presidente, sua esposa Janja, a governadora, o chefe da AGU, Jorge Messias, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, e os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão. O prefeito ficou com as demais prefeitos e outras autoridades, na plateia. Só foi citado no final da solenidade mas Lula lhe fez um gesto: “João, dê um abraço em sua mãe e seus irmãos”- falou ao microfone.

Igual a Eduardo

Na fala de entrega do habitacional Vila Brasil, Lula deu bem mais destaque a João Campos e por pouco não cometeu uma gafe: quando falava, como revelou este blog, citou Eduardo Campos, lembrando que era muito amigo do mesmo e que ele deveria estar no céu, dizendo sobre o filho “este moleque vai ser melhor do que eu para governar”, mas fez uma pausa e acrescentou: “uma cidade”.  Se Raquel não estivesse presente, Lula não faria o acréscimo do nome cidade mas deve ter percebido a gafe e fez o reparo. Também não era para menos, os afagos do presidente para com o prefeito. A plateia era densamente favorável a João, do qual estava recebendo as chaves dos apartamentos, e o aplaudiu mais do que a Lula. Raquel foi menos aplaudida e houve um momento que se ensaiou uma vaia, mas foi contida.

Ministros pernambucanos

Esta foi a primeira visita do presidente a Pernambuco onde marcaram presença quase todos os ministros pernambucanos. Estavam no primeiro evento Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), André de Paula( Pesca e Aquicultura), Luciana Santos(Ciência e Tecnologia), Jorge Messias, advogado-geral da União que nasceu e estudou no Recife  e Laércio Portela, atual ministro da Comunicação Social. O único que levou falta foi José Múcio Monteiro, ministro da Defesa.

A todo vapor

A governadora Raquel Lyra cumpre esta quarta-feira uma agenda de tirar o fôlego. Pela manhã vai ao agreste liberar para o tráfego 7,7 quilômetros de pista duplicada da BR-104 e 10,9 restaurados no Distrito de Pão de Acúcar em Taquaritinga do Norte. Ainda pela manhá assina a ordem de serviço para retomada a restauração da PE-083, em Surubim, e às 12 horas no Palácio do Campo das Princesas assina acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e Movimento Brasil Competitivo (MBC). Às 14, horas, em Olinda, assina ordem de serviço para início do último trecho de obras do Canal do Fragoso, inaugura a Pan Nordestina e assina acordo de cooperação técnica para regularização fundiária nos bairros de Ouro Preto, Rio Doce, Peixinhos e Salgadinho. Às 16 horas vai presidir a solenidade de abertura da 24.a Fenearte.

Quem transferiu o evento com Lula do Palácio das Princesas para a sede da Caixa Econômica Federal?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar