Raquel foge ao tradicional nas campanhas e desagrada correligionários
Não há um só governador de Pernambuco que não tenha enfrentado eleições com mais de um candidato de sua base política a prefeito de um município. Até Paulo Câmara, mesmo sofrendo desgaste, teve no interior, em 2022, mais de um candidato a prefeito em dezenas de cidades. Para evitar problema, sua assessoria marcava a ida do governador às cidades durante a campanha apenas para fazer visitas. Às vezes ele tomava café da manhã com um candidato, participava de almoço na casa de outro e todos ficavam satisfeitos.
A governadora tem fugido a essa regra e começa a descontentar deputados que têm sido fiéis a ela na Assembléia. Os problemas estão concentrados em alguns municípios mas tem chamado atenção as questões de Igarassu e Serra Talhada. Nos dois as prefeitas candidatas à reeleição, Elcione Ramos e Márcia Conrado, têm o apoio declarado de Raquel. Por outro lado os deputados estaduais Mário Ricardo, de Igarassu, e Luciano Duque, de Serra Talhada são da base do Governo, não faltam a votações importantes, têm seus filhos, Miguel Ricardo e Miguel Duque, candidatos e eles não receberam nenhum aceno da governadora.
Nos corredores da casa esses casos vêm sendo citados como sintomas de que Raquel pode vir a enfrentar problemas na Assembléia após as eleições por conta de questões desse tipo. Ela pode perder a chance de ter um grande leque de oportunidades de juntar deputados e partidos para resolver em definitivo suas dificuldades com a casa. Fechadas as urnas o prefeito João Campos, comenta-se a boca pequena, começa no dia seguinte sua campanha para governador e os descontentes podem vir a ser atraídos por ele. Nessa condição ele passaria a ter uma enorme influência na Alepe onde já conta com o apoio do presidente Álvaro Porto.
Condolências se espalharam
A tragédia no Morro da Conceição esta sexta-feira levou os candidatos a prefeito do Recife a suspender campanhas de rua até domingo, em solidariedade ás vítimas. Logo em seguida o mesmo comportamento foi adotado pelos candidatos de Jaboatâo e Olinda. Em pouco tempo, a campanha era paralisada nos municípios mais importantes do estado com todos lamentando a morte de duas pessoas e ferimentos em, pelo menos, duas dezenas.
Guia não mostrou novidades
A estréia da propaganda eleitoral gratuita esta sexta-feira não trouxe novidades. O prefeito João Campos deu umas pinceladas no seu programa de Governo mas a maior parte do tempo se fez um culto a sua personalidade. Daniel Coelho mostro ao vivo e a cores o que vem dizendo, que o Recife real é diferente do oficial. De senão só sua dicção que, em alguns momentos, prejudicou o entendimento de quem assiste, sobretudo em casa com outros sons atrapalhando. Mas foi bem feito. O de Gilson Machado, com o era de se esperar, apresentou-o como candidato de Bolsonaro e foi o único a mostrar sua vice. Dani Portela, com os 30 segundos que tem, usou mais o seu tempo para fazer propaganda de suas redes sociais, onde pode falar com eleitor o tempo que desejar.
Após 15 dias de propaganda gratuita, como vão estar as pesquisas de intenção de voto para prefeito do Recife?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com