Raquel cresce 3,5% na pesquisa Conecta de abril e João Campos tem mesmo índice de março

Os levantamentos que vinham sendo divulgados medindo as intenções de voto para governador até agora mostravam a governadora estanque e o prefeito também, o que demonstrava um quadro estável para os dois lados mas muito benéfico para João Campos que teve 78% dos votos em sua reeleição para prefeito do Recife em outubro de 2024. Embora pequena, a reação de Raquel pode demonstrar uma mexida nos números que pode ou não se tornar tendência daqui para a frente. Como ela tem acelerado as entregas e está mais presente nas redes sociais inaugurando obras e serviços é possível que isso tenha despertado no eleitor um interesse maior em acompanhar o seu trabalho.
O Conecta também mediu as intenções de voto para o Senado no momento em que o quadro está longe de ser definido com 8 pretendentes dispostos a correr atrás de uma chance de figurar em uma das duas chapas com reais possibilidades de consolidação. Cada uma tem 2 vagas para o Senado, o que significa que 4 dos 8 vão precisar disputar outros cargos se desejarem permanecer no jogo. Marília Arraes(Solidariedade) é primeira nos dois cenários apontados tendo 28% das intenções de voto no primeiro e 27% no segundo. No Cenário 1 o segundo colocado é Humberto Costa(PT) (12%), vindo em seguida Eduardo da Fonte(PP) com 8%, Gilson Machado(PL) com 6%, Miguel Coelho (UB) com 5% e Silvio Costa Filho (Republicanos) com 4%. No segundo cenário foram incluídos os nomes de Fernando Dueire (MDB) e Priscila Krause (PSD), que não se colocou como pré-candidata, e cada um ficou com 1%.

Mulheres em defesa de Raquel
As deputadas estaduais Socorro Pimentel(UB) e Débora Almeida (PSDB) fizeram pronunciamentos esta terça-feira na tribuna da Assembleia fazendo defesa contundente do trabalho que vem sendo feito pela governadora Raquel Lyra, destacando as áreas de educação e saúde. Socorro aproveitou o fato de ontem a governadora ter entregue os kits a 88 professores de línguas do estado que vão fazer cursos de aperfeiçoamento no Exterior custeados pelo estado, para dar um panorama das ações do Governo na área. Já Débora destacou a interiorização da saúde com a licitação do Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns, de 4 novas maternidades sendo apenas uma na RMR e a conclusão do Hospital da Mulher em Caruaru prevista para o final do ano e que, segundo ela, era uma obra abandonada pelo PSB há mais de 10 anos.
Batalhão da PM em São Lourenço
Os deputados do PSB que foram à tribuna bateram na mesma tecla que vem sendo uma constante nos últimos dias depois que teria sido definida a transferência do 20.o Batalhão da PM de São Lourenço para Camaragibe. O Governo não confirma a informação mas ontem até o presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto, defendeu, em pronunciamento, a manutenção da unidade no local onde se encontra, mesmo mote dos deputados socialistas Gleide Ângelo, Caio Albino e Junior Matuto.
PP ainda vai esperar 2026?
Causou espanto nos meios políticos a afirmação do deputado federal Eduardo da Fonte de que vai esperar 2026 para tomar decisões sobre as eleições do próximo ano. O PP ocupa no momento a Secretaria de Turismo do Estado e tem o comando de órgãos como o Detran, Ceasa, Lafepe, Porto do Recife, Administração da Arena Pernambuco, IPEM, e Iterpe.
Mesmo ainda conservando uma grande distância das intenções de voto do prefeito João Campos, a governadora Raquel Lyra conseguiu em um mês – entre março e abril – crescer 3,5% na pesquisa da Conecta divulgada esta terça-feira pelo Blog Ponto de Vista. Comparando o resultado do mesmo Instituto de um mês atrás, a governadora, que tinha 17,5%, agora aparece com 21%, crescimento acima da margem de erro que é de 3%. Já o prefeito, que tinha 56,5% em abril, tem agora 57%, uma variação pequena – 0,5% – e dentro da margem de erro. O ex-ministro Gilson Machado, do PL, tinha 3,6% em março e agora está com 3%. A pesquisa de março foi aplicada entre os dias 5 e 9 daquele mês e a deste mês entre 14 e 17 de abril. Foram entrevistadas 1.200 pessoas em 53 municípios e o nível de confiança é de 95%.

Raquel vai continuar crescendo nas pesquisas?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com