Raquel aprofunda entendimentos com a Alepe
Ao receber esta segunda-feira o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Álvaro Porto, para almoço em Palácio seguido do ato de sanção da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, aprovada pelos deputados estaduais na semana passada, a governadora Raquel Lyra pôs em evidência para a sociedade, como anunciara este blog, que está mesmo disposta a aprofundar o diálogo com os demais poderes e órgãos um ano depois que, por falta de entendimento, uma verdadeira guerra foi deflagrada na votação da LDO e da LOA (Lei Orçamentária Anual), deixando confusos empresários e formadores de opinião.
Há poucos dias, exatamente para evitar os episódios lamentáveis de 2023, o Palácio do Campos das Princesas antecipou as negociações com a Alepe, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública sobre o duodécimo – percentual sobre o orçamento a que cada um desses poderes e órgãos têm direito no Orçamento do Estado – que é gerido pelo Poder Executivo. No ano passado a incerteza sobre esses percentuais criou um caldo de cultura que redundou numa quase conflagração entre os poderes e órgãos que teve como palco a Alepe, onde deputados de oposição aproveitaram o momento para levar policiais a lotar as galerias do poder legislativo, misturando questões salariais com a luta por mais verbas dos poderes envolvidos.
A declaração dada pelo presidente da Assembléia Álvaro Porto sobre o fato de Raquel Lyra tê-lo convidado para a sanção da LDO foi significativa do momento vivido pelo estado: “A união institucional desses poderes (Legislativo e Executivo) é essencial para os pernambucanos que são os maiores beneficiados.” – disse ele. A governadora não deixou por menos: “Agradeço a parceria da casa Joaquim Nabuco. Mantemos o diálogo com os deputados estaduais em tudo aquilo que tem sido encaminhado à Alepe e, desta forma, garantimos que investimentos possam acontecer em Pernambuco, que está retomando sua trajetória de crescimento” – destacou a governadora.
Raquel e as Igrejas
Menos de uma semana depois que anunciou a decisão de recuperar a Igreja do Morro da Conceição, cujo teto ruiu matando duas pessoas e deixando duas dezenas de feridos, a governadora Raquel Lyra assina esta terça-feira ordem de serviço para restauração da Igreja Matriz de Santo Antonio, no centro do Recife. O gasto será de R$ 3,4 milhões com recursos do Instituto Histórico e Artístico de Pernambuco, por meio do Novo PAC, programa lançado pelo Governo Federal.
Agora é Gilson
O candidato a prefeito Gilson Machado (PL) concedeu entrevista esta segunda-feira onde mostrou detalhamento sobre o funcionamento das creches do Recife. Segundo ele 36 creches funcionam sem Atestado de Verificação do Corpo de Bombeiros, 26 operam de forma irregular, 120 sequer se credenciaram e 3 são descritas oficialmente como escritórios. A PCR, segundo Gilson, empenhou R$ 26,5 milhões para repasse a essas entidades parceiras dos quais 40% já foram pagos.
O que vai acontecer com as denuncias dos candidatos Dani Portela e Gilson Machado sobre as creches do Recife?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com