PT vai fornecer nome de vice a João Campos mas pode receber um “presente de grego”

 

O PT/Recife inicia esta quarta-feira, como informado por este blog, os preparativos para entrega oficial ao prefeito João Campos do nome do partido indicado para compor a sua vice na eleição deste ano. Já está tudo encaminhado de acordo com a liturgia partidária: o diretório recifense escolherá um dos dois nomes já citados – o deputado federal Carlos Veras e o médico e ex-vereador Mozart Sales – e expressará ao prefeito que o processo foi afunilado, que há harmonia em torno dele, e que o nome entregue expressará o desejo dos petistas recifenses.

Depois dessa etapa vencida esta semana, o presidente Lula receberá na semana que vem o prefeito João Campos para definir a questão. “A política é a arte do possível” escreveu Otto Von Bismarck, militar e político que unificou o seu país. Neste sentido, toda liturgia do PT para convencer João Campos a dar a vice ao partido pode se tornar realidade mas, tudo que se fez até agora pelo prefeito e no entorno dele, caminha no sentido contrário.

Como se não houvesse a engenhosa filiação de quatro secretários a partidos diversos  um deles, Vitor Marques, foi cuidadosamente filiado ao PCdoB, ou seja, um partido que está federado com o PT e que, pelas regras vigentes, não pode tomar uma posição diversa da dos petistas. Da mesma forma, o PT não pode, no processo eleitoral deste ano, se distanciar do PCdoB. Os dois obrigatoriamente vão estar juntos. O que isso significa? Significa que o prefeito João Campos pode, na hora “H” dizer que Vitor é do PCdoB e representa, portanto, a Federação em sua chapa, colegiado no qual o PT está inserido e do qual não pode divergir. Um verdadeiro “cavalo de tróia” ou seu sucedâneo, “presente de grego” para os petistas.

Vitor, o comunista

O comunismo está tão ultrapassado na história que o termo entrou em desuso. Mas um partido brasileiro, o PCdoB, conserva o nome em sua sigla, embora a legenda esteja tão infiltrado de filiados de todos os matizes que quando se chama um membro da mesma de “comunista” em geral o termo é seguido de sorrisos irônicos. O chefe de gabinete do prefeito, Vitor Marques, não tem – até prova em contrário – qualquer vínculo com o PCdoB mas caiu como uma luva na sigla no momento em que se precisava de alguém entre os auxiliares do prefeito que estivesse na Federação dos petistas. Então Vitor virou comunista e nessa condição pode tirar o sono do PT.

Palácio desconvida Alepe e Justiça

A deputada estadual Dani Portela (PSOL), líder da oposição na Alepe, informou na tribuna esta segunda-feira que a Secretaria de Planejamento do Estado tinha enviado email para a Alepe e para os órgãos judiciais – TJ, MP e Defensoria – com o cronograma das reuniões do Juntos pela Segurança dos meses de junho e julho, convidando-os a participar desses encontros. Mas estranhamente, segundo ela, novo email foi emitido pelo Governo no final da manhã desta segunda aos mesmos órgãos informando que não era mais necessária a presença dos mesmos nas reuniões. Dani lembrou que este ano o próprio Governo havia convidado os entes citados para debater a segurança mas as reuniões vêm sendo realizadas só com a presença da governadora e das secretarias envolvidas.

Ed Ruas representa Marília

Enfim, a ex-deputada Marília Arraes ganhou espaço na estrutura da administração do prefeito João Campos. O jornalista Ed Ruas, indicado por Marília, foi nomeado chefe do Gabinete de Inovação Urbana, uma estrutura que vem ganhando destaque na gestão socialista do Recife. Embora não seja filiado ao Solidariedade, partido da ex-deputada, o jornalista é muito próximo a ela sendo conhecido como de sua inteira confiança.

Protesto

Organizações sociais de mulheres lançaram uma nota de repúdio com pedido de reconsideração à OAB-Pe pela decisão de ter estabelecido que mulheres negras só tem direito a uma das 6 vagas para escolha do desembargador ou desembargadora  que vai ocupar a vaga do Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça. A Ordem decidiu que mulheres brancas têm direito a duas vagas. Embora entendam que a decisão assegura 50% das vagas para mulheres, as entidades que assinaram a nota informam que esse é o mínimo a que mulheres e negros têm direito e não uma norma que mantém a segregação impedindo que mulheres e homens negros e mulheres em geral concorram em igualdade de condições.

De quem foi a idéia de filiar ao PCdoB um dos auxiliares do prefeito João Campos que concorrem à vaga de vice?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar