PT quer dobrar o atual número de prefeitos no estado, incluindo Olinda e Jaboatão

 

Fora da eleição do Recife, onde não conseguiu garantir nem mesmo a vice do prefeito João Campos, o PT espera eleger este ano em torno de dez prefeitos em Pernambuco, dobrando o número atual que é de cinco prefeitos do partido no estado. A previsão é do presidente estadual da legenda, deputado Doriel Barros. Além da prefeita de Serra Talhada, candidata à reeleição, Márcia Conrado, estão na relação do PT os municípios de Olinda e Jaboatão, nos quais a legenda disputa com o vereador Vinícius Castello, no primeiro, e com o ex-prefeito Elias Gomes, no segundo.

Doriel afirma que Lula virá ao estado no segundo turno, reforçando os candidatos do partido ou por ele apoiados, como é o caso de José Queiroz, do PDT, em Caruaru. Além de ter se mantido distante das eleições municipais no primeiro turno, só abrindo exceção para a campanha de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo, o presidente vai dedicar o próximo final de semana – o último antes do pleito – também à campanha de Boulos.

Na verdade, a ausência do presidente das campanhas municipais, cada vez mais definidas no âmbito restrito dos municípios, pode ser explicada também por outro fator preponderante: assim como aconteceu no Recife, o PT não tem nomes fortes nas disputas nas demais capitais do Nordeste. Pode ser que vença a eleição em Teresina, no Piauí, mas tudo indica que não terá o mesmo resultado em outras capitais como Aracaju e Natal. Em Fortaleza, o candidato petista Evandro Leitão está em segundo lugar empatado tecnicamente com o terceiro colocado, o capitão Wagner (União Brasil), segundo o Paraná Pesquisas. O primeiro lugar está com o bolsonarista André Fernandes, do PL. Em Salvador o atual prefeito Bruno Reis, cria de ACM Neto, deve vencer no primeiro turno.

Liana de bicicleta e carreata

Liana Cirne, candidata a vereadora do PT no Recife – se vencer vai para o seu segundo mandato – fez um vídeo para suas redes sociais passeando de bicicleta e enaltecendo este tipo de veículo, ao mesmo tempo em que condenava os poluidores automóveis. Pois bem, não durou muito e a vereadora marcou para este final de semana uma carreata para tentar levar suas propostas aos eleitores recifenses e ainda convidou muita gente – evidentemente que de automóvel – para engrossar seu evento.

Gilson cobrado por petista

Já a candidata a vereadora do PT no Recife, Kari Santos, uma conhecida influencer, encontrou-se no Mercado de Casa Amarela esta segunda-feira com o candidato a prefeito Gilson Machado, do PL , e não perdeu a oportunidade de cobrar dele, ao vivo e a cores, por tê-la processado para que apagasse um vídeo que fez contra ele nas redes sociais. Gilson se fez de desentendido e puxou um papo com o deputado estadual João Paulo (PT) apoiador de Kari que a acompanhava. De forma providencial, o clima esfriou.

Por que o PT, com dois senadores, só pensa em eleger dez prefeitos?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar