PT pernambucano ganha destaque na Câmara e Senado com Humberto, Veras e Teresa Leitão

 

O deputado federal do PT Carlos Veras, que está no segundo mandato, deverá ser eleito este sábado para ocupar o segundo cargo mais importante da mesa diretora da Câmara dos Deputados, a 1ª secretaria, órgão que controla o funcionamento do local em todos os detalhes, incluindo as finanças. Diz-se na casa que “um deputado pode não precisar diretamente do presidente mas do 1º secretário ninguém escapa”. Outro petista pernambucano, o senador Humberto Costa, também vai estar na nova mesa do Senado, como 2º vice presidente. Já a senadora Teresa Leitão, em primeiro mandato, foi indicada pelo PT para presidir a poderosa Comissão de Educação do Senado.

Como o PT de Pernambuco tem três representantes em Brasília e todos vão estar em funções importantes no Congresso pode-se dizer que o aproveitamento atendeu a 100% da bancada. Outro pernambucano em destaque é o deputado federal Lula da Fonte de apenas 24 anos, indicado pelo PP para a 2ª vice-presidência da Câmara que, como Veras, é candidato único. Lula da Fonte, apesar do apoio do pai Dudu da Fonte, também deputado federal, tem sido citado como um dos principais destaques entre os jovens parlamentares da Câmara.

“Vivemos um momento histórico. Tanto Humberto e Teresa quanto eu estamos sendo compensados pelo trabalho que realizamos na Câmara e no Senado “- disse Carlos Veras. Ele afirma que isso significa, dentro e fora do partido, “que o PT pernambucano tem parlamentares qualificados e como tal devem ser mais respeitados”. Indagado sobre o fato de só agora o PT nacional estar dando realce ao partido no estado, ele respondeu: “claro que tivemos o apoio do partido mas, como falei, isso também é uma construção particular nossa junto aos senadores e deputados que estão reconhecendo o trabalho que fizemos e que vão votar de forma secreta neste sábado”.

Mendonça e Damião desistem da liderança do União Brasil

Os deputados federais do União Brasil, Mendonça Filho, de Pernambuco, e Damião Feliciano, da Bahia, desistiram da disputa pela liderança do partido na Câmara Federal para apoiar o deputado Pedro Lucas, do Maranhão. Mendonça explicou que atendeu “a um apelo do presidente Antonio Rueda, do governador Caiado e do vice-presidente ACM Neto pela pregaram a necessidade de consenso”. Mendonça tinha o apoio da banda mais à direita do partido e Damião era o candidato do deputado federal Elmar Nascimento.

Augusto continua líder da bancada

 Apesar das mudanças na mesa da Câmara e Senado, a liderança da bancada de Pernambuco na Câmara não vai mudar e continua com o deputado federal Augusto Coutinho. Coutinho divide com o deputado Carlos Veras as atribuições mas como Veras será eleito 1º secretário da Câmara este sábado é possível que outro parlamentar seja escolhido para atuar no lugar dele, de forma a não sobrecarregar o titular.

Carlos Veras quer respeito ao PT de Pernambuco. O que isso significa? Para quem foi dado o recado?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar