PT joga pesado para tentar eleger Vinicius em Olinda e ajudar Matuto em Paulista

 

O PT elegeu este ano apenas seis prefeitos no estado em primeiro turno e o maior município deste rol é Serra Talhada com 92 mil habitantes, onde acaba de se reeleger a prefeita Márcia Conrado. Com 350 mil habitantes e terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco, a cidade de Olinda está vivendo dias de intensas articulações visando a disputa em segundo turno do candidato do PT a prefeito, Vinicius Castello, contra a candidata Mirella Almeida, do PSD. Vinicius passou para o segundo turno com 9 pontos na frente de Mirella mas as pesquisas internas dos dois lados, às quais este blog teve acesso, revelam que o páreo vai ser duro. Mirella cresceu, favorecida pela saída da disputa de candidatos mais à direita, e hoje é impossível saber quem sairá vencedor dia 27 deste mês.

Contando com a força de sua militância, o PT decidiu reunir-se esta quarta-feira no Recife para dar uma ordem geral aos seus filiados: a de que ocupem as ruas de Olinda nos próximos 10 dias na defesa do voto em Vinícius. De quebra, os petistas vão exortar parte desta militância a fazer o mesmo no município de Paulista em prol do candidato do PSB, Junior Matuto que, após muitas escaramuças, ganhou o apoio do PT e do presidente Lula na semana passada.

E, como faz parte do jogo político a arte de morder e assoprar, o partido está pronto para abrir um processo de expulsão do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, tão logo termine o período eleitoral. Yves declarou-se candidato, desistiu, apoiou o candidato Severino Ramos, do PSDB, sem ouvir o PT e, ainda por cima, convenceu o diretório municipal petista a fazer o mesmo. A expulsão de Yves já estava acertada intramuros, mas não seria divulgada agora. Ontem, no entanto, o presidente do PT no Recife, Cirilo Mota, resolveu antecipar o jogo como advertência a algum infiel que se recuse a ocupar as ruas como será determinado. “Não é só Yves, há outros” – afirmou a senadora Teresa Leitão.

Olinda é a galinha dos ovos de ouro

Depois que passou pela eleição do Recife sem conseguir sequer a vaga de vice na chapa do prefeito João Campos, o PT enxerga em Olinda a sua “galinha dos ovos de ouro”. Olinda é um município difícil, tem orçamento pequeno e muitos problemas para administrar, além de uma população carente de quase tudo. Mas os petistas sonham com a possibilidade de vencer o pleito e, com a ajuda do Governo Federal, fazer uma administração melhor do que as do PCdoB, que governou por 16 anos o município, e os dois mandatos do atual prefeito Professor Lupércio (PSD). Quem viver, verá.

Izaías abre o jogo

O deputado estadual Izaías Regis (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia para falar da campanha eleitoral de Garanhuns onde foi derrotado pelo prefeito reeleito Sivaldo Albino (PSB). Reconheceu qualidades no seu concorrente, ressaltando que ele foi expressivamente ajudado por emendas parlamentares sendo impossível derrotá-lo. Mesmo sabendo disso afirmou que resolveu concorrer para que seu adversário “não ganhasse por W.O”. Disse que a governadora não foi mais a Garanhuns na campanha porque ele próprio sugeriu que ela ficasse em Caruaru, onde era fundamental sua vitória. De gestos largos, agradeceu a Raquel e ao povo de sua cidade. E prometeu voltar.

Armando no páreo

O ex-senador Armando Monteiro fez esta terça-feira um balanço da eleição deste ano para os dois partidos dos quais é mais próximo, o Podemos, ao qual é filiado, e o PSDB. Disse que o Podemos cresceu 57,72% em relação à eleição municipal de 2020 e elegeu prefeitos em cidades importantes como Arcoverde, Limoeiro, Paudalho e Carpina. Sobre o PSDB afirmou que o partido “se consolidou com o maior número de prefeitos eleitos no estado, 31 podendo chegar aos 32 com a provável eleição de Severino Ramos, em Paulista”. E concluiu que com estes resultados e os do PP, PSD e PL “ o projeto político vitorioso nas urnas em 2022, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, se fortalece cada vez mais”.

A “aguerrida” militância do PT vai mesmo ocupar as ruas de Olinda e Paulista até o dia 27?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar