Principal legenda de oposição a Raquel, PSB quer ampliar número de prefeitos em 2024

 

Após uma derrota expressiva em 2022, quando seu candidato a governador, o ex-deputado federal Danilo Cabral, ficou em quarto lugar na disputa, o PSB voltou à berlinda esta segunda-feira quando, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, a governadora Raquel Lyra (PSDB), ao ser indagada sobre seu ex-partido, foi categórica: “o PSB de Eduardo acabou”. Presidente estadual da legenda desde 2011, o deputado estadual Sileno Guedes, que rebateu a fala da governadora em nota oficial, disse a este blog que o PSB “como principal legenda de oposição à governadora pretende não só reeleger os dois prefeitos do Grande Recife que possui – João Campos, do Recife e Vinícius Labanca, de São Lourenço da Mata ( fotos acima)– como crescer em todas as regiões nas quais tem mais 51 prefeitos.

Na verdade, comparado com o PT, o segundo partido de esquerda mais expressivo de Pernambuco, que tem apenas quatro prefeitos, o PSB é, de longe, a maior legenda de oposição. Com 13 deputados estaduais ( o PT tem apenas três) os socialistas só tem dois dos 14 prefeitos metropolitanos mas os petistas não têm nenhum. As quatro prefeituras do PT, Serra Talhada, Águas Belas, Tacaimbó e Granito, são do interior. No Congresso Nacional, todavia, os petistas estão à frente do socialistas no Senado com dois senadores – Humberto Costa e Teresa Leitão. Na Câmara, o PSB tem cinco deputados federais e o PT apenas um, Carlos Veras.

Sileno afirma que, estando na base do presidente Lula e tendo indicado o vice, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os socialistas vão contar com suporte federal na atração de aliados. “ Da mesma forma que, mesmo no Governo, ajudamos partidos da base a crescer, continuamos com a mesma política de alianças para 2024. Então, além das 53 Prefeituras que pretendemos manter, através de aliança podemos ajudar legendas mais próximas a conquistar o comando de outros municípios “. O PT está nesse rol? Sileno diz que sim e que o PSB espera contar com os petistas inclusive no Recife. “Claro que vamos respeitar a decisão que o PT tomar mas nosso desejo é que caminhemos juntos. No passado disputamos separados ou nos juntamos, dependendo da eleição, mas temos mais convergências do que divergências. E o presidente Lula deu um exemplo de unidade das duas legendas ao escolher Alckmin como companheiro de chapa”.

Casos de Paulo e Danilo

O PSB não se fragilizou apenas pela perda do governo do estado, após 16 anos de hegemonia. Outras variantes também pesaram nos problemas que a legenda enfrenta agora, passando a ser alvo principal de Raquel. Fraturas expostas na campanha de 2022 estão abertas até hoje como o ostracismo a que foram condenados o ex-governador Paulo Câmara e Danilo Cabral. Ambos não foram levados em consideração pelo partido na repartição dos cargos federais e acabaram sendo ajudados pelo PT. Paulo só chegou à presidência do BNB por decisão pessoal de Lula e Danilo à superintendência da Sudene com a ajuda dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão. Pensam até em deixar a legenda.

Deputados bolsonaristas engordam “vaquinha”

A vaquinha virtual que o ex-presidente Jair Bolsonaro abriu para pagar multas de processos judiciais já conta com a colaboração de dois deputados estaduais pernambucanos, bolsonaristas de carteirinha. O deputado coronel Alberto Feitosa doou R$ 1.222,22, para reforçar o seu número de campanha que foi 22222 e o deputado Abimael Santos doou R$ 2.222,00, referindo-se ao número do PL e, consequentemente, do ex-presidente. Os dois fizeram questão de registrar em suas redes a doação feita.

Paulo Roberto favorito

Após a divulgação da pesquisa Simplex/CBN sobre a eleição de 2024 em Vitória de Santo Antão, onde o atual prefeito, Professor Paulo Roberto Arruda(MDB), tem, segundo o levantamento, 79,7% de aprovação, na Assembléia Legislativa é dada como quase certa a reeleição do atual administrador vitoriense, embora não se saiba ainda que adversário ou adversários ele irá enfrentar. O mais forte é o deputado estadual Aglaison Victor mas ele diz que nada está decidido.

Vinícius favorito

Embora só tenha dois prefeitos na Região Metropolitana, o PSB tem os dois como grande favoritos para a eleição de 2024. Tanto o prefeito do Recife, João Campos, tem aumentado sua popularidade quanto o prefeito Vinícius Labanca, de São Lourenço. Ambos também já conseguiram atrair muitas legendas para seus palanques, dificultando o trabalho da oposição.

Pergunta que não quer calar: até quando Raquel vai continuar instigando seu ex-partido, o PSB?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar