Pressionado pelo centrão de um lado e pelas mulheres de outro, Lula pode manter Ana Moser
Metido numa sinuca de bico, depois que o centrão reivindicou o Ministério do Esporte e as mulheres do PT reagiram fortemente nos bastidores para que não fosse reduzida ainda mais a presença feminina no primeiro escalão após a saída da ministra do turismo, Daniela Carneiro, o presidente Lula está propenso a manter a atleta Ana Moser na área de esportes. Para isso novos espaços estão sendo negociados no segundo escalão e também no primeiro.
Em Brasília, dá-se como certa a possibilidade de o Ministério do Esporte ser substituído pelo Ministério dos Porto e Aeroportos cujo titular é Márcio França, do PSB. Também chegou a ser citado o Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços, onde se encontra o vice-presidente Geraldo Alckmin. Como não é plausível acreditar que os dois ministérios do PSB entrem em negociação, o mais provável seria o vice-presidente sair já que ele tem precisado viajar ao Exterior para cumprir agendas as quais o presidente Lula não pode atender.
Sobre o deputado federal pernambucano Sílvio Costa Filho, indicado pelo Republicanos para o Ministério do Esporte, a medida que Ana Moser se fortalece, ele pode vir a ser deslocado para outra pasta. Hoje no PT diz-se que Silvinho já teve mais chance de emplacar um ministério mas estaria encontrando dificuldade de unir seu próprio partido em torno disso. O Palácio do Planalto exige que o Republicanos garanta os votos no Congresso mas há alguns obstáculos intransponíveis como a senadora Damares Alves, que não aceita fazer parte da base do Governo. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está na mesma situação.
Raquel no pacto pela água
A governadora Raquel Lyra participa esta manhã na Fiepe de ato em apoio à construção do ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina e à tarde, no Palácio do Campo das Princesas, preside o evento em que o estado de Pernambuco adere ao Pacto pela Governança da Água passando a trabalhar conjuntamente com o Governo Federal na gestão dos recursos hídricos.
Greve dos Professores
A greve dos professores, prevista para ser iniciada dia 25 deste mês será o primeiro ato desta natureza a ser enfrentado pela governadora Raquel Lyra. Não se tem notícia de novas categorias dispostas a fazer movimento paredista neste início de segundo semestre. A depender de como vai ser recebido o programa “Juntos pela Segurança,” a ser lançado este mês, pode ser que os policiais aguardem mais tempo para o Governo que diz não ter lastro para reajustes este ano.
Aeroporto de Serra Talhada
Embora seja governado pela prefeita Márcia Conrado, do PT, o município de Serra Talhada conseguiu o compromisso do Ministério dos Portos e Aeroportos para ampliação do aeroporto municipal por obra e graça da governadora Raquel Lyra. Raquel negociou com o Ministério e, na semana passada, quando a prefeita foi a Brasília para se encontrar com o ministro Márcio França, os dois só precisaram assinar os documentos previamente acordados no Recife.
Pergunta que não quer calar: o Republicanos vai conseguir mesmo fazer parte da base de Lula no Congresso?
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com
Foto Brenno Tavares -O Globo