Presidente da Alepe, Álvaro Porto, entra em ação e acelera filiações ao Republicanos

 

Como anunciou em entrevista a este blog tão logo foi informado pela governadora Raquel Lyra de que ela já havia escolhido o presidente do PSDB no estado sem que ele e os demais deputados estaduais tucanos fossem consultados, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Álvaro Porto, está cumprindo a promessa feita na época de que iria filiar seus candidatos a prefeito em outra legenda. Em uma semana – o prazo para mudança de partido termina dia 05 de abril – ele levou para o Republicanos, do ministro Sílvio Costa Filho, dois prefeitos e candidatos a reeleição – Sandra Paes, de Canhotinho, e Erivaldo Chagas de Lajedo – e mais dois candidatos a prefeito: Marquinho Calado, de Angelim e Ilma Valério, de Carnaíba.

Um deputado estadual que conhece bem a geografia do voto do presidente da Alepe e o que ele ampliou as suas bases depois de eleito para o comando do legislativo estadual, disse este domingo ele tem entre 15 e 20 prefeitos e candidatos a prefeito. Entusiasmado com o evento que fez em Canhotinho para iniciar as filiações há 10 dias, Álvaro disse em seu discurso, como relatou o Blog do Alberes, que “uma nova história  vai acontecer em Pernambuco, começando por Canhotinho, com a reeleição de Sandra Paes” (sua esposa). A declaração foi vista como um sintoma de que, agora na oposição à governadora Raquel Lyra, ele vai trabalhar para ajudar a oposição a sair das urnas de outubro bem maior do que estava previsto. Indagado este domingo sobre quantos dos seus prefeitos e candidatos levará para o Republicanos, ele afirmou que “mais seis pois uma parte deseja permanecer nas legendas onde se encontram”.

Sua opção pelo Republicanos pode levar a legenda a estar entre as primeiras a eleger o maior número de prefeitos este ano no estado para, a partir daí, ter maior força na eleição de 2026. E nela, Álvaro já deixou claro que seu caminho não é apoiar a governadora, como fez em 2022, mas o prefeito do Recife, João Campos, do qual se aproximou. E caso ele venha a disputar. Embora não possa mudar de legenda no momento para não perder o mandato, na janela partidária de 2026 está certo que ele vai se filiar ao Republicanos para renovar seu mandato ou tentar a Câmara Federal. Será um reforço para o ministro Silvio Filho que, ao que tudo indica, deve se candidatar ao senado.

Raquel entusiasma tucanos de Caruaru

A governadora Raquel Lyra iniciou a pré-campanha eleitoral deste ano por seu município, Caruaru, onde o PSDB reuniu cerca de 2 mil pessoas em ato de filiações e de pré-lançamento da candidatura à reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro, este domingo. Nos discursos ficou evidente que o partido acredita firmemente que Pinheiro tem grandes chances de vencer o pleito. “Vamos ganhar e temos que ganhar em Caruaru”- disse a este no blog um assessor da governadora. Passada a possibilidade de que Raquel pudesse  ficar neutra ou apoiar José Queiroz, por conta da aliança estadual com o PDT, a ordem no partido é trabalhar diuturnamente para sair com expressiva vitória das urnas.

Marcelo Gomes no Avante

O vereador de Caruaru, Marcelo Gomes, filho de Jorge e Laura Gomes, membros do PSB de Caruaru desde a ascensão do então governador Miguel Arraes, optou em definitivo pela aliança com o prefeito Rodrigo Pinheiro, do qual é secretário. Ele deixou o PSB e se filiou ao Avante, uma das legendas da base de Rodrigo. Os socialistas vão traçar um novo caminho ao lado do candidato a prefeito, José Queiroz, do PDT.

Solidariedade em Serra Talhada

Embora já tenha abençoado a candidatura do deputado estadual Lula Cabral a prefeito do Cabo pelo Solidariedade, a deputada federal Marília Arraes cozinha em banho-maria uma definição do seu partido em Serra Talhada. Dá-se como certo que ela garante a presença do partido no palanque de oposição à prefeita Márcia Conrado(PT) se o nome escolhido for o deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade), que a apoiou em 2022, mas se for outro nome pode ser que a legenda até suba no palanque da atual prefeita, como deseja o PT.

Solene homenageia 35 anos da Facepe

Esta segunda-feira às 18 horas, a Assembléia Legislativa realiza sessão solene em homenagem à Facepe – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco – presidida pela doutora Maria Fernanda Pimentel Avelar. A iniciativa é da deputada Simone Santana, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Alepe. Na ocasião, haverá o lançamento de nova edição da revista institucional da Facepe que abordará os avanços e desafios das mulheres no campo científico.

Quantos prefeitos o Republicanos vai eleger com o reforço dos correligionários do deputado Álvaro Porto?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar