PL promete colocar em ação o “corredor 22”, para eleger prefeitos em todo o estado

 

Perde tempo quem imagina que o Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro tenha baixado a cabeça na luta pelo voto em Pernambuco neste ano de eleições municipais. Percorrendo o estado de Norte a Sul e de Leste a Oeste, o presidente Anderson Ferreira, ex-deputado federal e ex-prefeito de Jaboatão, diz que Bolsonaro “está tão forte quanto na eleição de 2022”, e anuncia que o número 22, o mesmo do ex-presidente, vai beneficiar os candidatos a prefeito e vereador do partido. “Vamos implantar o corredor 22 na Região Metropolitana que tem Gilson Machado, no Recife; o prefeito Mano Medeiros, em Jaboatão; o deputado Joel da Harpa, no Cabo; Isabel Urquiza, em Olinda; e outros competidores importantes nos demais municípios”. No interior temos Fernando Rodolfo, em Caruaru, Alessandra Vieira, em Santa Cruz do Capibaribe e dezenas de outros quadros semelhantes nas demais regiões”.

Embora reconheça que eleição municipal tem muito a ver com as questões locais, Anderson  acha que o PL se estabeleceu “como um partido de princípios claros, coisa rara hoje em dia, e isso é um diferencial na cabeça do eleitor que está cansado de votar em partidos cujas idéias nem conhece. Nós do PL, mais do que nunca, representamos uma bandeira de muitas causas importantes tais como a defesa da família, da ética, dos princípios e da fé”. E adianta: “temos quadros competentes e propostas concretas, o compromisso de melhorar a vida de nossa população através da geração de empregos mas também defendemos valores e premissas fundamentais”.

Na ponta da língua, ele vai desfilando informações que, no seu ponto de vista, credenciam o PL no estado. “Em 2022, Bolsonaro teve 1 milhão e 798 mil votos em Pernambuco e, como bom cabo eleitoral,  fez seu candidato ao Senado Gilson Machado chegar a 1 milhão e 320 mil votos. Numa eleição muito disputada e com quadros importantes em todas as regiões fui o terceiro mais votado na eleição para governador. No final do primeiro turno tive apenas 119 mil votos a menos que a governadora Raquel Lyra e 285 mil a menos que Marília Arraes. Além disso, elegemos quatro deputados federais, cinco estaduais e entre os federais o mais votado de Pernambuco e do Nordeste,  André Ferreira”.

Processos terão influência?

           No momento, o ex-presidente Bolsonaro é alvo de vários processos judiciais e já há denuncia sobre a falsificação dos cartões de vacinação. Anderson não acha que isso vá influir na hora do voto: “quem imaginava que ele ia juntar aquela multidão em São Paulo recentemente? Aquela demonstração de força foi fundamental para que o PL crescesse como tem acontecido. Mas, independente disso, o PL é hoje uma marca, um divisor de águas num país em que o povo não consegue saber o que os partidos representam”. Apesar disso ele afirma que não vai baixar a guarda: “temos feito encontros em dezenas de municípios e vamos com todo o gás, com vídeos, jingles e mostrando os nossos princípios, as causas que defendemos”.

PSDB corre contra o tempo

          O PSDB que, num primeiro momento, não cuidou de reservar seu espaço na Região Metropolitana, agora corre contra o tempo. Depois que o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, do União Brasil de Luciano Bivar, decidiu esta semana se filiar ao PSB, os tucanos correram para garantir a presença no partido de outro líder político importante da cidade, Dr Marquinhos, médico, e tido como o principal rival de Flávio no município.

Daniel na linha de frente

            O secretário de turismo, Daniel Coelho, que deve ter sua pré-candidatura a prefeito do Recife confirmada este final de semana, está ajudando o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, na Região Metropolitana. Tem acompanhado de perto as reuniões que discutem o assunto, inclusive com a presença da governadora Raquel Lyra. Enquanto isso também organiza um grupo de candidatos a vereador que vão estar no partido ao qual ele se filiar.

Tik Tok

           O presidente do PL, Anderson Ferreira, diz que o partido vai ser bastante assertivo na campanha deste ano. Sobre o Recife afirma que “Gilson Machado vai mostrar a cidade que não está no Tik Tok do prefeito João Campos”. Como se sabe o Tik Tok do prefeito que fez maior sucesso foi divulgado durante o  carnaval em que Campos “nevou” a  cabeleira, algo muito comum entre os jovens da periferia, e dançou o funk na frente das câmaras.

O ex-ministro Gilson Machado tem jeito para dialogar com João Campos na base do Tik Tok?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar