Pesquisa que mostra aprovação de Raquel em 53%, anima base governista na Assembléia

 

A pesquisa da Genial Quaest divulgada esta quarta-feira mostrando a governadora Raquel Lyra com aprovação de 53%, superior em 11% à desaprovação que é de 42%, animou os deputados da base na Assembléia. Os parlamentares, que retornam hoje à casa para abertura do segundo semestre legislativo, vão ter no levantamento o maior assunto a ser comentado nos bastidores. O vice- líder do Governo, deputado Joãozinho Tenório, comentou com este blog: “nós que somos do interior já sabíamos que ela estava bem mas tomando conhecimento de que a aprovação cresceu e muito no estado como um todo sem dúvida foi uma boa surpresa.” Ele acha que isso é resultado “de muito trabalho e das entregas que só vão crescer daqui pra frente. A tendência é ela subir cada vez mais. Esta quarta mesmo ela entregou uma estrada e deu ordem de serviço para mais duas”.

O resultado da Quaest, na verdade, surpreendeu o próprio Palácio. Afinal, a pesquisa Atlasintel realizada em dezembro de 2023 apontou Raquel com a administração definida como positiva para apenas 36% dos pernambucanos. Dos ouvidos na época, 15% a definiam como regular e 49% a definiam como negativa. Na Região Metropolitana, onde os números de pesquisas anteriores mostravam a governadora com a reprovação superior à aprovação o que deve ter mais  impacto é a avaliação das diversas áreas do Governo. Segundo a Quaest, que ouviu 700 pernambucanos de 25 a 28 de julho, as áreas de saúde e segurança consideradas mais críticas do Governo e motivo de cobranças constantes da oposição, estão com avaliação considerada razoável. Dos ouvidos, 35% consideram positiva a atuação do Governo na segurança, 33% a definem como regular e 32% como negativa. Na saúde 40% acham o trabalho ofertado à população como positivo, 30% como regular e 30% como negativo.

As melhores avaliações feitas são das áreas de educação, habitação e infraestrutura e mobilidade. Também tem boa performance a geração de empregos com 39% das pessoas a avaliando como positiva, 33% como regular e 32% negativa. A deputada Socorro Pimentel, do Solidariedade, e defensora da governadora na Alepe afirmou esta quarta-feira no debate da Radio Jornal, que focou na volta dos trabalhos legislativos, que  “os investimentos feitos na área de saúde no interior são algo jamais visto”. Com base em Araripina ela afirmou que hoje muito gente já está deixando de se deslocar para o Recife para fazer exames de média complexidade porque os hospitais estão sendo equipados para isso em todas as regiões. “Estou muito otimista”- sublinhou.

Oposição vigilante

Durante o debate da Rádio Jornal, o líder da oposição, Diogo Moraes (PSB) disse que os opositores a Raquel “vão continuar vigilantes, cobrando mas também lutando para aperfeiçoar projetos que cheguem a casa com imperfeições”. Destacou, no entanto, que “não fazemos oposição por oposição. Nesses 18 meses de gestão da governadora todos os projetos que ela enviou para a Assembléia foram aprovados”. Ele destacou que a casa “discute as matérias de forma exaustiva se for preciso, como vai fazer com a LDO que está chegando agora ao Legislativo “, mas a aprovará no tempo adequado para não prejudicar o estado.

Alckmin e Perilo na fase final das convenções

 O vice—presidente Geraldo Alckmin(PSB) estará este domingo no Recife para participar da convenção do prefeito João Campos(PSB) que o oficializará como candidato à reeleição. Quem também estará em Pernambuco no final de semana é o ex-governador de Goiás, Marconi Perilo, atual presidente nacional do PSDB. Ao lado da governadora Raquel Lyra e do presidente estadual do partido, Fred Loyo, ele estará nas convenções dos tucanos em Abreu e Lima e Igarassu, no sábado, e no domingo vai a Caruaru para a convenção do prefeito Rodrigo Pinheiro, candidato à reeleição.

O que o mundo político vai fazer de 5 a 16 de agosto quando os candidatos já estarão escolhidos mas ainda não podem fazer campanha?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar