PCdoB quer disputar Olinda mas continuar com o Ministério da Ciência e Tecnologia

 

Consciente de que o melhor nome que tem para disputar a Prefeitura de Olinda é o da ministra Luciana Santos, o PCdoB já se articula em Brasília para fazer do limão uma limonada, como ensina a sabedoria popular. O objetivo é de que, mesmo Luciana saindo, o partido continue com o Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem dado grande visibilidade nacional à atual ministra e mexe com a área científica e tecnológica em todos os estados. Sem contar que a pasta tem contado com as verbas necessárias para tocar seus programas e projetos, apesar do arrocho que enfrentam todos os ministérios nesta época de luta pela garantia do déficit zero.

O nome que vem sendo trabalhado no próprio PCdoB é o do deputado federal Renildo Calheiros que, como Luciana, também foi prefeito de Olinda. A solução, além de agradar a legenda em Pernambuco, que tem uma direção cada vez mais visível no país, poderia contar com a simpatia do PT pois, se Renildo deixar o mandato para assumir o ministério, sua vaga seria ocupada pela vereadora do Recife, Liana Cirne, a primeira suplente da Federação formada pelo PT/PV e PCdoB.

As articulações vêm sendo mantidas em sigilo, como apurou ontem este blog com duas fontes abalizadas. Até porque o PCdoB sabe que, quando começar a ser ventilada a possibilidade real – por enquanto é embrionário falar nisso – de Luciana ser candidata a prefeita, vários partidos podem entrar no jogo por seu lugar. O Centrão já tem tratado disso abertamente mas não seria surpresa se legendas da própria esquerda, como o PT, reivindicassem o posto. Inclusive o PT pernambucano, o único entre os maiores estados nordestinos a não ter sido agraciado com assento na Esplanada dos Ministérios.

De toda forma, fica cada vez mais claro que o PCdoB deseja reconquistar Olinda, a joia da coroa do partido, no momento em que o prefeito Professor Lupércio está para concluir o seu segundo mandato e sua candidata ainda não é suficientemente conhecida na cidade. Não se tem dúvida de que hoje a ministra poderia figurar em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, embora tenha que superar sua rejeição que é alta. Para isso ela contaria com a junção dos partidos de esquerda em torno do seu nome, incluindo o PT e o PSOL, e a presença do presidente Lula em seu palanque.

Encontro em Brasília

O presidente Lula marcou uma conversa em Brasília com o prefeito do Recife, João Campos, onde devem discutir a questão do Recife. A presença de toda a família Campos em visita a Lula no hotel onde estava hospedado, impediu esse cara-a-cara entre o presidente e prefeito. A expectativa é que se defina nesse encontro como vai ficar a questão da vice que Lula tem defendido que seja ocupada por um petista. Essa negociação pode passar, inclusive, por 2026.

Mirella no PSD?

Há 90% de chance da candidata a Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida, secretária da fazenda atual prefeito, professor Lupércio, se filiar ao PSD com as bênçãos do ministro André de Paula. Com as candidaturas já postas de Isabel Urquiza e Antonio Campos, o caminho da eleição deste ano no município começa a ser desenhado. Só falta agora o acerto no grupo de esquerda que é forte na cidade.

Onde foi parar a deputada Gleide Ângelo que foi lançada em Olinda pelo PSB e até agora não deu sinais de entusiasmo pela disputa da Prefeitura?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar