Os “estrangeiros” de Raquel

 

Secretários da Fazenda, Planejamento e Educação

Além de não ter aproveitado políticos de mandato em seu secretariado, a governadora Raquel Lyra foi a primeira dos últimos governadores estaduais a não entregar as secretárias de planejamento e fazenda a pernambucanos. Preferiu importar de Brasília o secretário da fazenda, Wilson José de Paula e de Alagoas o secretário de planejamento, Fabricio Marques dos Santos. Agora ela incorporou ao grupo de fora do estado o novo secretário de educação, Alexandre Schneider, que dirigiu a mesma pasta na Cidade de São Paulo nas administrações dos prefeitos José Serra,  Gilberto Kassab e Bruno Covas.

Receio de interferência politica ou desejo de inovação? É difícil explicar a conduta da governadora nesse aspecto, embora deva ser acrescido a tudo isso o fato de que, sendo do agreste e convivendo mais com as pessoas de sua região, ela pode ter tido dificuldade de pinçar na chamada “inteligência pernambucana” pessoas de sua confiança às quais entregar tão importantes pastas. De qualquer forma, até a Oposição na Assembléia Legislativa costuma reconhecer nos bastidores e às vezes de viva voz, como já aconteceu com os secretário Wilson de Paula, que os secretários do planejamento e da fazenda são preparados e dialogam bem com a casa.

É claro que há jogadas políticas por trás disso. Não locais, mas nacionais. O secretário de planejamento foi da equipe do ex-governador de Alagoas, Renan Filho, atual ministro dos transportes e o primeiro do Governo Lula a abraçar a governadora abrindo as portas do seu ministério para ela e incluindo no PAC, de acordo com o presidente Lula, praticamente todos os grandes projetos de infraestrutura do estado. Já o auditor fiscal Wilson de Paula não teve características políticas na sua nomeação. Obedeceu mais a questões técnicas. Auditor-fiscal da Receita do DF foi o secretário da fazenda do ex-governador de Brasília Rodrigo Rollemberg (PSB), encarregado de cortar despesas para ajustar os gastos públicos e teve grande êxito. Exatamente o que Raquel precisava.

Nomes famosos na educação

Já no caso da secretaria de educação, Pernambuco tem os nomes destacados na área do ex-deputado federal Raul Henry e do ex-governador e atual deputado federal Mendonça Filho, isso para falar nos mais próximos da governadora. Mendonça inclusive já foi ministro da educação e teve atuação elogiada na pasta. No caso no novo secretário Alexandre Schneider fica claro que, além da excelência na área adquirida quando foi secretário de educação da cidade de São Paulo, parece claro que o atual secretário da Casa Civil daquele estado, Gilberto Kassab, presidente do PSD, partido que faz parte da base de Raquel, pode ter sido consultado sobre sua indicação pelo menos para um depoimento pessoal sobre ele.

Casa do bolinha

Chamado por feministas pernambucanas de “casa do Bolinha” por ter 52 desembargadores dos quais só um é mulher, o Tribunal de Justiça estadual aumentou seu quadro para 58 desembargadores – seis a mais. O projeto, aprovado na Assembléia Legislativa, foi sancionado pela governadora Raquel Lyra. Resta saber se diante dos novos tempos o TJ vai instituir uma cota de gênero para ampliar a presença feminina na casa. A OAB já está dando seu exemplo. Tem direito a uma vaga a ser preenchida proximamente e decidiu incluir na lista sêxtupla a ser enviada à governadora, que dá a palavra final, pelo menos 30% de mulheres e negros (ou negras).

Raquel duas vezes com Lula

A governadora Raquel Lyra vai estar presente a toda a agenda que o presidente Lula cumprirá em Pernambuco esta terça-feira. Vai à entrega do habitacional no Joana Bezerra, obra tocada pela Prefeitura do Recife com recursos da Caixa Econômica Federal e iniciada nas gestões municipais do PT de João Paulo e João da Costa e, depois, no Palácio das Princesas, recebe o presidente e comitiva para o anúncio de acordos indenizatórios aos proprietários dos prédios caixão. Na ocasião o presidente anunciará liberação de recursos para o Porto de Suape.

Ainda virá algum expert de fora do estado para a equipe de Raquel?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar