Oposição se une em Ipojuca e sai fortalecida com a presença do PT no bloco

 

Carlos Santa e Deoclécio, os nomes mais fortes da oposição em Ipojuca

O presidente da Câmara de Vereadores de Ipojuca, Deoclécio Lira, se filia este sábado ao PT com o objetivo de entrar na disputa para prefeito do município este ano em que a prefeita Célia Sales conclui seu mandato e lançou como candidata à sucessão a vereadora Adilma Barbosa , do PP. A filiação de Deoclécio faz parte de uma estratégia da oposição de ocupar todos os espaços políticos possíveis e foi combinada com os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão. O acertado é que os nomes oposicionistas se posicionem e deixem para definir quem vai representá-los bem mais na frente. O entendimento está tão forte que outro pretendente, o ex-prefeito e ex-deputado Carlos Santana, vai estar na Faculdade Fajoca onde Deoclécio se filia às 10 horas.

Santana está praticamente certo de se filiar ao Republicanos. O PSB integra o grupo oposicionista representado pela deputada estadual Simone Santana, esposa de Carlos. Recentemente, o deputado federal Felipe Carreras tentou se interpor ao processo declarando apoio à vice prefeita Patrícia de Leno, chegando a anunciar que ela se filiaria ao PSB. De imediato, o presidente estadual socialista, deputado Sileno Guedes, contestou o posicionamento do deputado e afirmou que o PSB em Ipojuca responde ao comando de Simone. A deputada chegou a ser cogitada como candidata mas declinou e vai ajudar Carlos Santana a chegar lá.

Em Ipojuca, o município que tem o terceiro maior orçamento entre os municípios pernambucanos – só perde para Recife e Jaboatão – a prefeita Célia Sales, que era do União Brasil, ingressou no PP bem como sua candidata, a vereadora Adilma. Célia está buscando juntar o maior número de partidos para o seu bloco e tentou incluir o PT mas não teve sucesso. Dos grandes partidos o que ainda está indefinido no município é o MDB. O presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte, diz que Ipojuca, ao lado do Jaboatão e do Cabo são prioridade para os progressistas. Em Jaboatão a candidata do PP é a deputada federal Clarissa Tércio e no Cabo o atual prefeito e candidato à reeleição, Keko do Armazem.

Teresa e Humberto com o pé na estrada

Os senadores Teresa leitão e Humberto Costa estão aproveitando o recesso no Congresso para visitar os municípios pernambucanos ou receber, no Recife, prefeitos e pré-candidatos com o objetivo de fortalecer a legenda. Teresa já esteve em nove municípios desde o dia 3 de janeiro e se reuniu com representantes de cinco sindicatos e dirigentes de 12 diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores. Esteve ainda com os prefeitos de São Lourenço, Ribeirão, Limoeiro, Vicência e Belém de Maria.

Alepe de volta

A Assembléia Legislativa volta do recesso no dia 1.o de fevereiro, quinta-feira, mas funcionará normalmente por poucos dias em função do carnaval. A perspectiva é de que este ano os ânimos estejam menos exaltados até porque, em função da eleição municipal, os deputados estarão mais voltados para suas bases e precisando conseguir obras e ações para seus prefeitos. Na medida em que a governadora Raquel Lyra esteja atenta a estas necessidades é possível que enfrente menos dificuldades que em 2023.

Falou demais

O deputado federal coronel Meira pode até ter pensado em sugerir à governadora Raquel Lyra mudança no comando da PM ou mesmo ter falado algo a respeito com a governadora mas daí a dizer que foi ele o responsável pelas substituições foi no mínimo inapropriado e também inverossímil. Este blog noticiou e ninguém desmentiu que as substituições foram propostas pelo secretário Alessandro Carvalho, inclusive porque o novo comandante da PM o assessorava na SDS.

Providências no carnaval

O secretário, por sinal, informou à imprensa que a PM vai usar câmaras nas fardas durante o carnaval e os policiais trabalharão também com esquema de reconhecimento facial para localizar possíveis marginais infiltrados entre os foliões. As Policias trabalharam bem na segurança do Reveillon e a população espera o mesmo no carnaval. Se isto acontecer a governadora Raquel Lyra ganha mais força para os próximos embates.

As cobranças constantes da imprensa podem estar irritando a governadora Raquel Lyra que saiu de fininho diante de uma pergunta mais insistente após a posse do novo comandante da PM?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar