Oposição ocupa presidência de quase todas as comissões da Alepe e deixa governistas isolados

Depois de ter conquistado no final da semana as presidências das três principais comissões da Assembleia – Justiça, Finanças e Administração – a Oposição, composta pela maioria dos deputados do PSB, PL e União Brasil, além do PSOL e Republicanos, elegeu nesta terça-feira pela manhã, os presidentes de quase todas as comissões temáticas restantes. As exceções foram Meio Ambiente, que ficou com Rosa Amorim (da Federação PT/PV/PCdoB), Segurança com Joel da Harpa(PL dissidente) e Agricultura com Luciano Duque(Solidariedade).
A líder do Governo, deputada Socorro Pimentel (União Brasil), foi designada apenas como membro da Comissão da Mulher e o vice-líder do Governo, Joãozinho Tenório (PRD), que era presidente da Comissão de Redação Final, perdeu a possibilidade de tentar a reeleição porque, segundo ele, a bancada governista perdeu a maioria. As comissões de Saúde e Educação, muito cobiçadas, agora estão nas mãos do deputado Sileno Guedes, do PSB, e Renato Antunes, do PL, que era governista mas fez acordo para colocar Alberto Feitosa na presidência da Comissão de Justiça, afastando-se do Palácio e conquistou educação em troca.
A Comissão de Assuntos Internacionais será presidida pelo deputado Jarbas Filho (MDB), Ciência e Tecnologia terá como presidente Simone Santana(PSB), Desenvolvimento Econômico ficará com Mário Ricardo (Republicanos), Assuntos Municipais será presidida por Edson Vieira (União Brasil). A Comissão da Mulher continuará com Gleide Ângelo (PSB) como presidente, Defesa do Consumidor ficou com João Paulo Costa (PCdoB) e Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência com Gilmar Junior (PV). A maioria da bancada governista não compareceu à escolha dos presidentes. Alguns dos que foram ainda conseguiram ocupar vice-presidência mas se contam nos dedos.
Rusgas ainda presentes
O clima ontem continuava tenso em toda a casa. Os deputados governistas, que não foram às reuniões, ficaram pelos corredores observando o panorama. Na comissão de Justiça, o presidente, deputado Alberto Feitosa, não gostou porque a deputada Débora Almeida, do PSDB, não aprovou a ata da reunião que o havia escolhido presidente. Repreendeu a colega dizendo que a própria governadora tinha reconhecido a derrota do seu grupo e que ela precisava respeitar o resultado. Feitosa também fez discurso afirmando que vai desengavetar todos os projetos de deputados que estavam na lista de espera da comissão, segundo ele, por orientação do Palácio. Ontem mesmo 11 deles foram aprovados sem discussão.
Deputado que mudou de lado fica sem espaço
Chamou atenção, porém, a situação do deputado Romero Albuquerque, do União Brasil, pivô da confusão criada no final do processo, mudando três vezes de posição e se manifestando do Exterior, onde se encontra. Ele, que pleiteava a presidência da Comissão de Justiça não ficou em presidência de comissão alguma e foi retirado da lista de membros da Justiça, do qual era vice-presidente sendo substituído pelo colega de partido Edson Vieira. “Esse não é de confiança de ninguém “comentou um deputado da Oposição.
TRE com a decisão sobre Goiana
Como este blog divulgou ontem, em primeira mão, o TRE deve marcar nos próximos dias a eleição suplementar para escolha do novo prefeito de Goiana, encerrando o pleito de 2024. Goiana está nas mãos do presidente da Câmara, vereador Eduardo Batista desde o dia 1º de janeiro porque o ex-prefeito Eduardo Honório ganhou a eleição obtendo cerca de 80% dos votos mas estava sub judice – sua candidatura não obteve registro e, portanto, seus votos foram anulados. Além disso o processo estava parado no TSE porque Honório impetrou vários embargos, adiando o julgamento. Há poucos dias ele desistiu das ações e a ministra Carmém Lucia arquivou o processo e liberando o TRE para agir.

Vale a pena atitude como a do deputado estadual Romero Albuquerque que vive mudando de opinião e de lado?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com