Oposição a Raquel leva PT de Pernambuco a se apropriar das obras federais no estado

 

O PT de Pernambuco, que abandonou a independência na Assembléia pela oposição à governadora Raquel Lyra, está dando sinais de que vai assumir ou, pelo menos, dividir com a governadora um discurso que, até agora, estava sendo só dela : a atração de investimentos federais para o estado. Estava incomodando alguns líderes petistas o fato de ministros visitarem Pernambuco, anunciarem investimentos ao lado governadora, como foi o caso, mais de uma vez, do ministro dos Transportes Renan Calheiros, sem estarem também presentes representantes petistas.

O ápice aconteceu, no que pode ter sido uma virada de chave, quando Lula, ao receber Raquel para assinatura de empréstimo do Governo de Pernambuco com a Caixa Econômica Federal, convidou os senadores petistas Humberto Costa e Teresa Leitão para o ato no Palácio do Planalto, carimbando a presença do PT de Pernambuco na iniciativa federal. Logo depois, os dois senadores chegaram a anunciar juntos a instalação de um campus da Univasf em Salgueiro e a garantia do ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina. Esta terça-feira, coube ao deputado estadual Doriel Barros, presidente estadual petista, ocupar a tribuna da Assembléia para fazer uma prestação de contas de tudo que o presidente vai fazer por aqui e que Raquel já tinha, anteriormente, exposto. Falou da conclusão da BR-104, da duplicação da BR – 423, que liga São Caetano a Garanhuns, da duplicação da BR-232 até Arcoverde, da Transnordstina e Univasf.

– “Apesar de irmos para a oposição, queremos preservar a parceria institucional com a governadora como esperamos que o mesmo aconteça por parte dela em relação aos municípios administrados pelo PT” – disse, a este blog, Doriel, adiantando “não tem como a gente não tentar se apropriar das obras e ações do Governo Lula em Pernambuco. É o nosso Governo, são obras nossas, coisas que dissemos durante a campanha que ele faria. Estamos no nosso papel de prestar contas aos nossos eleitores”. Indagado sobre porque o PT não fez o mesmo quando Eduardo Campos era governador e Lula presidente, ele concluiu: “eu não era deputado e não acompanhei isso”.

Humberto na linha de frente

Toda a articulação nesse sentido foi feita pelo senador Humberto Costa que divulgou duas vezes em uma semana encontros com o presidente – acompanhado de fotos – tendo, em um deles, dito que Lula está otimista com o provável resultado da eleição municipal de 2024. Apesar de ser um dos vice-presidentes nacionais do PT, Humberto se referiu de forma específica a Pernambuco. Aproveitando o recesso no Congresso ele visitou vários municípios do interior para lançar candidatos petistas em dezenas de cidades ( no momento, o PT tem apenas 3 prefeitos no estado).

João primeiro do Nordeste

O prefeito João Campos é o campeão entre os prefeitos de capitais do Nordeste no que se refere a atuação nas redes sociais, conforme ranking da agência marketing digital Ativaweb. Ele atingiu a nota 4,03, à frente do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o segundo colocado, com 2,03 e bem à frente dos prefeitos de Fortaleza e Salvador. A Agência ressalta que João tem 616 mil seguidores no instagran, ficando em segundo lugar o prefeito de Salvador, Bruno Reis, com 461 mil

Sileno no Lula/ Alckmin

Não é só o PT o interessado em usufruir das obras de Lula no estado. Ontem na Alepe, o líder do PSB, deputado Sileno Guedes, também falou no governo federal que batizou como “Administração Lula/Alckmin”, uma vez que Alckmin agora é socialista e vice de Lula. Quanto a Raquel, Sileno aproveitou para criticar a demora no anúncio do projeto para a Segurança Pública e conclamou a oposição a acompanhar e fiscalizar o trabalho de escuta que o Governo vai fazer junto à população.

Álvaro continua anunciando apoios

O presidente da Assembléia, deputado Álvaro Porto, que tem anunciado seguidos apoios de prefeitos e vereadores, colocou ontem o pé no Recife. Recebeu o vereador do União Brasil na capital, Victor André Gomes, que decidiu se engajar no seu grupo político. Apesar dos muitos apoios, Álvaro não deve se candidatar a deputado federal em 2026. Vai continuar estadual, renovando também o mandato como presidente da Alepe.

Frente da Mata Norte

Por sugestão do deputado estadual Antonio Moraes, a Assembléia Legislativa aprovou a criação esta terça-feira da Frente Parlamentar da Mata Norte. A frente vai ser composta pelos deputados votados nos municípios da área e tem o objetivo de discutir o desenvolvimento da região que, segundo Moraes, ficou muito fragilizada economicamente após o fechamento de muitas usinas que deixaram desempregadas milhares de pessoas.

Pergunta que não quer calar: quem vai fazer o próximo FIG? A governadora, que já anunciou até a data, ou o prefeito de Garanhuns que até logomarca já mostrou?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar