OAB de Pernambuco vai fazer eleição histórica com chapa 100% feminina

 

Dupla feminina na OAB: advogadas Ingrid Zanella e Schamkypou Bezerra

Com 93 anos de existência e 40 mil advogados filiados, dos quais 52% são do sexo feminino, a OAB-PE, uma das seccionais mais importantes do Brasil, foi durante a maior parte de sua atuação uma entidade comandada por homens. Na galeria histórica de seus presidentes não há, por óbvio, uma única foto de mulher. Nos anos 90, Margarida Cantarelli, que chegou depois a desembargadora federal, foi eleita vice-presidente. Foi pioneira no cargo mas só houve outra vice, Adriana Rocha, eleita em 2012. Como na galeria não se dá lugar a vices, elas ficaram de fora. Nos últimos tempos, porém, as mulheres foram ocupando alguns cargos na direção, hoje presidem comissões importantes da Ordem, porém, só neste ano de 2024 elas saíram do casulo e decidiram lutar pela conquista da presidência. Desta vez em dose dupla: com Ingrid Zanella candidata a presidente e Schamkypou Bezerra a vice-presidente.          

A eleição será dia 18 de novembro e, pela primeira vez, feita pela Internet – um pleito dos associados que agora se concretiza. Há em todo o estado 29 subseccionais da entidade das quais 27, através dos seus presidentes, decidiram, segundo Ingrid, apoiar sua chapa. O outro candidato é o advogado Almir Reis que, registrou sua chapa esta quarta-feira, mesmo dia em que Ingrid e Schamkypou registraram a sua. Reis escolheu como vice a advogada e professora Fernanda Resende.         

“A advocacia inteira no estado foi se convencendo dessa necessidade de incluir as mulheres até que isto aconteceu” ressalta Ingrid pontuando, no entanto, que além de mulheres as duas candidatas tem história na advocacia. Ela própria, há 10 anos vem exercendo cargos de direção na entidade e é, além de advogada militante, professora de Direito na UFPE. Já Schamkypou é também professora da UFPE e vem trabalhando há anos na integração dos jovens advogados ao mercado de trabalho, trazendo para a composição feminina um elemento novo do qual a OAB se recente.

Pioneirismo pernambucano

Pernambuco foi uma das sedes dos primeiros cursos jurídicos brasileiros – divide esse pioneirismo com Sâo Paulo. Segundo Ingrid “ o estado tem chance agora de fazer jus ao pioneirismo que tem, elegendo uma chapa comandada por duas mulheres. Dos 27 estados brasileiros só cinco têm suas OABs presididas por mulheres e nós precisamos chegar lá” – afirma. Ela chama atenção ainda para, na chapa, estarem representadas professoras universitárias : “ era necessária a integração da academia à OAB” – conclui. Os cargos foram preenchidos para contemplar as principais regiões administrativas pernambucanas.

Sérgio Leite com Ramos

O ex-deputado estadual Sérgio Leite, do PT – disputou, por seu partido, uma vaga de vereador em Paulista este ano –  decidiu reforçar o palanque do candidato a prefeito Severino Ramos, do PSDB. Recentemente dirigentes estaduais do PT defenderam a expulsão da legenda do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, também filiado ao PT, que resolveu apoiar Ramos, quando a aliança petista no município é com o candidato Junior Matuto, do PSB. Pelo visto as ameaças não surtiram efeito.

Do camarote para as ladeiras

  A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que participa este sábado de caminhada das mulheres em favor da candidatura de Vinícius Castello a prefeito de Olinda, esteve na cidade histórica no carnaval, mais precisamente no camarote montado na casa de Alceu Valença. Estava acompanhada do seu companheiro Lindberg Farias. Agora vai frequentar o chão mesmo, ao lado da senadora Teresa Leitão que a convenceu a participar do ato.

Quantas mulheres do PT de Olinda estarão na caminhada de Vinicius?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar