O silêncio do PP
Um dos partidos mais destacados de Pernambuco, com quatro deputados federais e oito estaduais, o PP está calado sobre várias pendências nos principais municípios do estado no momento em que o meio político anda alvoroçado pelas convenções partidárias. Ontem quem procurasse na sede do Progressistas do Recife o atuante deputado federal e presidente da legenda no estado, Eduardo da Fonte, e seu filho, o também deputado federal Lula da Fonte a informação era de os dois estão viajando e só voltam na próxima semana, dia 30. Este blog apurou que eles estão na Europa.
O que teria levado Eduardo e Lula da Fonte a viajarem em plena época de convenções? Este blog apurou que, embora possa não ser esta a causa, o PP tem causado preocupações nos últimos dias ao Palácio do Campo das Princesas e estaria sendo cobrado da mesma forma. Principal partido da base da governadora Raquel Lyra, o Progressistas não tem confirmado apoio ao candidato de Raquel a prefeito do Recife, Daniel Coelho, e lançou o nome da vereadora Michelle Collins como candidata, sem a concordância do Governo.
Além do mais estaria querendo que o PSD retirasse o apoio ao prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL) passando a integrar a base de sustentação da candidata a prefeita do município, Clarissa Tércio, do PP. “Se o PSD não apoiar Clarissa não temos como apoiar Daniel, que também é do PSD”, resmungou Eduardo em reunião recente na sede do PP onde estavam presentes deputados estaduais progressistas. Ele alega, em conversas reservadas, que disse que apoiaria Daniel antes do PSD se aliar ao prefeito Mano Medeiros mas que, depois que isso aconteceu, fez chegar a quem de direito que precisaria haver reciprocidade e estaria aguardando resposta nesse sentido.
O certo é que a convenção de Daniel está marcada para o dia 03 de agosto e ainda não há certeza da presença do PP no evento. A alegação do Progressistas de que uma candidatura de Michelle ajudaria o grupo oposicionista da capital a levar a decisão do pleito para o segundo turno, não é encarada desta forma pelos demais partidos governistas, pois subtrairia um tempo importante da campanha de Daniel Coelho. Além disso, a leitura que se faz é de que a tendência é os evangélicos apoiarem o candidato bolsonarista Gilson Machado, o segundo mais votado na capital em 2022 na eleição para o Senado.
PP entrega Petrolina a Kaio Maniçoba pra marcar posição
O PP destituiu a executiva municipal do partido em Petrolina e entregou a presidência ao deputado federal Kaio Maniçoba que está com poderes para escolher os demais componentes da nova direção partidária. O motivo teria sido a falta de reciprocidade do União Brasil, partido do prefeito Simão Durando, com a legenda em alguns municípios do interior. Com isso a legenda deixou de apoiar a reeleição do atual prefeito, que tinha ingerência sobre os dirigentes destituídos, e vai rediscutir a situação.
Dudu na Europa e Silvinho com o pé na estrada
Enquanto o deputado federal Eduardo da Fonte, pré-candidato ao Senado, se encontra na Europa, deixando de comparecer a diversas convenções partidárias no interior, um dos seus principais concorrentes, o ministro Sílvio Costa Filho, chega na sexta ao Recife e só volta a Brasília na segunda. Nesses dias não para. Está sempre se deslocando entre os municípios para prestigiar correligionários.
Izaías marca convenção e garante Raquel
O deputado estadual Izaías Regis (PSDB) marcou para a próxima quarta-feira, dia 31, a convenção partidária que oficializará o seu nome e o do médico Ulisses Pereira(PSD) como candidatos a prefeito e a vice na eleição deste ano. A governadora Raquel Lyra e o ex-senador Armando Monteiro já confirmaram presença. Estarão acompanhados do presidente estadual do PSDB, Fred Loyo. Izaías conta com o apoio do Podemos, PSD, Cidadania e PP.
O que teria levado os dois principais dirigentes do PP no estado a viajar para o Exterior em plena efervescência das convenções paridárias?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com