O que o eleitor de João Campos pensa de uma aliança dele com Lula?
Nenhuma pesquisa eleitoral feita no Recife ultimamente e, devidamente divulgada, mediu o impacto do apoio do presidente Lula e do PT ao prefeito João Campos. Já o post que prefeito fez em seu instagran na sexta-feira passada ao lado do presidente, exaltando o encontro que os dois tiveram na noite do dia anterior, foi, seguramente, o mais curtido, disparado, entre as postagens que ele publicou nos últimos dias nessa rede social. Para se ter uma idéia, a publicação de dois dias antes, em que o João aparecia ao lado da governadora Raquel Lyra tinha alcançado 81.800 pessoas e ensejado 5.017 comentários até esta segunda-feira. Já ao lado de Lula, os dois sorridentes (imagem acima), as curtidas tinham chegado até ontem a 162.805 likes com 10.818 comentários.
Visto só a partir destes números já dá para concluir que o assunto teve grande repercussão mas a leitura dos comentários pode levar os mais interessados a descobrir o que eles expressam nas entrelinhas. A maioria das mensagens no post do prefeito com Raquel o aconselham a não se aliar à governadora. No caso de Lula, os internautas se dividiram. Uns exaltando a aliança dos dois e outros declaradamente afirmando que se ele se juntar com o presidente perde seu voto. Os exemplos são claros. “Dois amores na política que se preocupam com povo “(@soaressaldenora); “rapaz, ele tinha que ter um defeito, não era possível (@crislanemickaele); “o cara tava indo bem de forma independente, aí vem publicar com Lula? Pô” (@pedroguedesneto); “meu prefeito e meu presidente, vou até parar de respirar para vocês viverem mais”(@willian_hazin); “meu Deus, vc é grande sem Lula do lado, prefeito, faz isso não (@netosburgueroficial); “perdendo um seguidor vc só é mais um dos mesmos” (@fabinhogonca).
Além de demonstrarem que as pessoas estão considerando João Campos até mesmo maior que Lula no Recife, as curtidas e os comentários podem sugerir também que não será pacífica a sua caminhada caso coloque o PT na vice. O problema, como lembrava ontem um deputado estadual de linha independente, “é saber o que o João perde mais na escolha do vice. Se estiver com o PT vai ampliar seus votos na esquerda e perder votos na direita. Se não estiver com o PT pode estimular os esquerdistas a apoiaram Dani Portela (PSOL) mas conservaria os votos da direita. Resta concluir onde ganha mais e perde menos”. Nunca é demais lembrar, por suposto, que Lula, mesmo vindo ao Recife, não conseguiu eleger sua candidata Marilia Arraes no segundo turno de 2022. Raquel teve na capital 65,32% dos voos e Marília 34,68%.
Heitor de Enoque é o nome do PL em Moreno
As esperanças do PL estavam voltadas em Moreno para o deputado estadual Nino de Enoque, filiado ao partido e que foi campeão de votos no município em 2022, elegendo-se para a Assembléia. Nino, no entanto, que anda entusiasmado com o mandato parlamentar, indicou o filho Heitor de Enoque para disputar o pleito que promete ser animado. Do lado da situação está o prefeito e candidato à reeleição Edmilson Cupertino(PSB). Há 4 anos, Edmilson derrotou Nino com dificuldade. Teve 42,91% dos votos e Nino teve 35,88%.
Solidariedade em Paudalho
A ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) esteve em Paudalho para confirmar a candidatura a prefeito pelo seu partido do atual vice, André Viana, que rompeu com o prefeito Marcelo Gouveia (União Brasil). Marcelo, que está encerrando o segundo mandato escolheu como sua candidata a secretária de educação, Paula Marinho, conhecida como “Paula da educação”. Marcelo foi o coordenador da campanha de Marília em 2022 mas hoje apoia a governadora Raquel Lyra.
A eleição em Ouricuri
O prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, ainda não escolheu o candidato a prefeito pelo seu grupo político, já que está encerrando seu segundo mandato. Em 2020, ele ganhou a eleição com apenas 56 votos de diferença do segundo colocado, Vitor de Botinha. Apesar de ser popular, Ricardo vai ter dificuldade de eleger o sucessor pois está sendo obrigado a atrasar pagamento de professores por conta da crise enfrentada pelos municípios.
Judite animada para eleger sucessor
A prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo (PSDB), em segundo mandato e com alta aprovação, já tem candidato a prefeito; é o ex-deputado estadual Josafá Botafogo(PSDB), seu sobrinho e filho do prefeito de Carpina, Manoel Botafogo. A expectativa entre os partidários da prefeita é de que o prestígio dela e do irmão Botafogo, que também foi prefeito de Lagoa do Carro, seja definidor do pleito. O candidato da oposição é o ex-vereador por três mandatos José Luiz, filiado ao Podemos que se aliou ao ex-prefeito Tota Barreto.
O empresário Jorge Petribu desistiu mesmo de ser candidato a prefeito de Carpina? Se topar a parada, terá o apoio do atual prefeito Manoel Botafogo.
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com