O dilema do PCdoB diante da disputa em Olinda

 

Com o domínio da esquerda na cidade de Olinda, o PCdoB leva os demais partidos dessa vertente política a só definirem suas posições no município depois de conhecer o que estão pensando os ex-prefeitos da cidade, Luciana Santos e Renildo Calheiros. “Antes disso lançamos só os nossos balões de ensaio” disse um dirigente do PT a respeito do assunto. Claro que qualquer outro partido de esquerda sonha em administrar Olinda mas, como o PCdoB praticamente só tem esse município como meta para consolidação do predomínio de anos, é difícil ultrapassar essa barreira.

Este ano, no entanto, a indefinição na legenda tem batido recordes. Tanto Luciana quanto Renildo – ela como ministra e ele como deputado federal – têm receio de perder o espaço que ocuparam diante de uma derrota nas urnas. Além disso, Renildo não tem interesse em voltar a ser prefeito e a carga está sobre Luciana que, ora admite a possibilidade de se candidatar, ora não demonstra entusiasmo. Quem conviveu com ela no carnaval saiu convencido, inclusive amigos mais próximos, de que ela não será candidata. Embora em política não exista uma jamais, depende, sempre, das circunstâncias. Mas os sinais dizem muito.

E circunstância é o que mais tem sido analisado por Luciana. A impressão de todos é de que ela não gostou da recepção que teve nas ruas olindenses, pelo menos nos blocos de esquerda, e nem da falta de clima eleitoral no bloco do PT, ao qual fez questão de comparecer. Os petistas estavam mais focados no vereador Vinicius Castelo, pré-candidato a prefeito mas que, circunstancialmente, pode até se compor como vice, do que na ministra. Este blog já informou que Luciana só sai do ministério se Lula der a sua vaga a Renildo. Mas quem pode garantir isso? Há poucos meses a vaga da ministra era cobiçada pelo Centrão e agora é o PT que deseja entrar na disputa, se ela sair. O PT pode até aceitar Renildo porque a atual vereadora petista do Recife, Liana Cirne, é sua suplente e poderia assumir seu lugar. Inquietos, Luciana e Renildo alugaram os ouvidos da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, no carnaval do Recife, confiantes na possibilidade que ela tem te influir nessas definições já que tem interlocução direta com Lula.

O perigo mora ao lado

          Neste momento, o PCdoB trabalha com o objetivo de descobrir que influência o prefeito de Olinda, professor Lupércio, pode ter no município para eleger sua candidata, a secretária da fazenda, Mirella Almeida. Afinal, Lupércio derrotou o partido duas vezes – no primeiro mandato e na reeleição – e está com a popularidade alta. Além disso há outros pré-candidatos como Gleide Ângelo, do PSB,  Isabel Urquiza, do PL e João Campos, prontos para entrar em campo. Desses só Gleide pode refluir mediante acordo entre o PSB e PCdoB. “Pior é que o PCdoB só tem Renildo e Luciana com densidade de Olinda. Se um dos dois não toparem os demais candidatos de esquerda vão enfrentar a parada”- afirmou um dirigente petista.

Aniversário do PT

         Esta quinta-feira no plenário da Câmara Municipal do Recife foram comemorados os 44 anos de fundação do PT na capital. A proposta foi do vereador Osmar Ricardo. Além da senadora Teresa Leitão, do deputado federal Carlos Veras e do assessor do Ministro Alexandre Padilha, o ex-vereador Mozart Sales, a mesa principal foi composta também pelo presidente do Diretório do PT-Recife, Cirilo Mota. Já quem presidiu a sessão comemorativa foi o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá. Como o PT tem feito em todas as suas solenidades recentes, Carlos Veras e Mozart sentaram lado a lado, os dois são pré candidatos a vice de João Campos.

Eduardo da Fonte e a oncologia pediátrica

         O deputado federal Eduardo da Fonte apesentou projeto na Câmara Federal, que se encontra em tramitação, para incluir nos cursos de Medicina e Enfermagem conteúdos específicos sobre o câncer infanto-juvenil. Ele diz que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, esta é a doença que mais provoca mortes entre crianças e jovens de 0 a 19 anos. A taxa média de sobrevida no país é de apenas 64%.  A falta de diagnóstico precoce é a maior responsável pelos óbitos .

Salmo Valentim do PSB em Rio Formoso

        O PSB filiou esta quinta-feira o sindicalista Salmo Valentim, de Rio Formoso, e lançou seu nome como pré-candidato a prefeito daquele município. Como tem acontecido, estavam  presentes à filiação o presidente do partido em Pernambuco, deputado estadual Sileno Guedes e o deputado federal Pedro Campos.

Que espaço majoritário o PSB pensa em reservar para o deputado federal Pedro Campos em 2026, caso João Campos não se candidate a governador?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar