O day after do PT

 

Embora a vinda a Recife do ministro Alexandre Padilha tenha servido de alento ao PT, que luta pela vaga de vice na chapa do prefeito João Campos, é cada vez mais  claro para alguns petistas que o objetivo pode não ser alcançado, nem mesmo com a intervenção, se houver – pelo menos nos termos em que se espera – do presidente Lula. Nas conversas reservadas lideranças partidárias já começam a analisar o day after (dia seguinte). Embora desejem saber primeiro o que João vai alegar para, então, decidir o que fazer, há um enorme temor de como reagirão as bases partidárias que tenderiam a se dispersar ou tomar outro rumo.

Este blog apurou, ouvindo algumas fontes petistas, que a tendência seria essas bases rumarem para a candidatura da deputada estadual Dani Portela, do PSOL, que, ao contrário de outros candidatos psolistas, tem mais representatividade, largueza e carisma para entusiasmar a militância. Militância, diga-se de passagem, que fez a campanha de Marília, contra João em 2000 e repudiou os ataques feitos na época ao próprio PT pelo então candidato. O problema é que isso poderia ter um efeito colateral relevante: levar o PSOL a ficar até maior que o PT na capital, pondo em risco as eleições proporcionais dos atuais ocupantes de mandato pelo partido, tanto na Câmara de Vereadores, quanto  na Assembléia Legislativa.

Por fim, os petistas que admitem uma aproximação com a governadora Raquel Lyra se preparam para, em caso de negação da vice, trabalhar o partido para um entendimento com a governadora visando a eleição de 2026. Como a prioridade partidária para 2026 a nível de estado é o senador Humberto e é quase certo que João disputará com Raquel, comenta-se neste grupo que Humberto tanto pode ser senador de João – que já tem uma fila de pré-candidatos – quanto na chapa de Raquel.

Padilha e Raquel

       O ministro Alexandre Padilha tentou se encontrar com a governadora Raquel Lyra esta quinta-feira quando visitou o Recife. Ainda em Brasília, sua agenda estava livre para o almoço mas quando a sua assessoria ligou para o  Palácio ficou sabendo que a governadora estava em Caruaru. Foi então que ele resolveu almoçar com as principais lideranças do PT que o acompanharam na visita a Pernambuco.

Fabrízio ganha cargo

       O Diário Oficial de ontem trouxe a nomeação do assessor do deputado estadual Fabrizio Ferraz , Luis Felipe da Rosa Ferraz, como Gerente de Planejamento e Acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura , Pecuária e Pesca. Coronel da PM reformado, Fabrizio voltou com a oposição na reunião da Comissão de Segurança  que aprovou substitutivo da deputada Gleide Ângelo ao projeto das faixas salariais da PM. Com esta nomeação aposta-se na Alepe que na próxima terça no plenário ele pode votar com o Governo.

O que o prefeito João Campos vai oferecer ao PT, caso negue a vice ao partido?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar