Novo PAC: Raquel Lyra e João Campos disputam ministros Rui Costa e Renan Filho

 

Se havia alguma dúvida de que a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos, apesar de estarem em palanques diferentes, vão manter uma disputa particular pela aproximação com o Governo Federal, o lançamento do Novo PAC em Pernambuco esta segunda-feira, não deixou dúvida. A governadora ganhou o direito de ficar, como é de praxe, no centro das autoridades presentes na FCAP/UPE, onde o evento aconteceu, ladeada pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Renan Filho (Transportes), enquanto o prefeito ficou mais distante, após a ministra Luciana Santos e o senador Humberto Costa. Se o comportamento no evento em si seguiu as normas do cerimonial, fora do evento, Raquel e João cuidaram de roteiros particulares.

O prefeito levou o ministro Rui Costa para um almoço no Recife Antigo, acompanhado de convidados. Raquel almoçou em Palácio com o ministro Renan Filho e alguns secretários. Terminado o almoço com o prefeito, o ministro Rui Costa foi conhecer obras da Prefeitura nos morros junto com João, e, depois, acompanhou a governadora na vistoria das obras no Canal do Fragoso, entre Recife e Olinda. Cada um, cuidou, a seu modo, de ternurar o chefe da Casa Civil, que está sendo chamado de “pai do PAC”.

No discurso que fez na solenidade, Rui Costa fez questão de por panos mornos na disputa, que não deve ser só pernambucana mas a nível nacional. Referiu-se a uma pergunta dos jornalistas sobre a eleição do próximo ano e afirmou: ”é hora de todo mundo juntar energia e esforços para que juntos possamos trabalhar por Pernambuco e pelo Brasil. O PAC dialoga com todos os estados e governos, estaduais e municipais”. Raquel não ficou atrás nos elogios: “O Novo PAC representa o caminho para o desenvolvimento de Pernambuco”, acrescentando “ quero agradecer a capacidade de diálogo do presidente Lula e de seu Governo”. O prefeito também “o presidente Lula – disse Campos – como um bom filho de Pernambuco, saiu daqui mas Pernambuco não saiu dele”.

Projetos já anunciados

O lançamento do Novo PAC no estado foi uma deferência especial. Na verdade, nenhuma nova obra foi citada, além das anunciadas pelo próprio ministro Rui Costa, em Brasília, quando o Programa foi lançado a nível nacional. Foi mais um detalhamento das ações e um apelo ao empenho da governadora e dos prefeitos para formar parcerias com a iniciativa privada, através de concessões de serviços públicos e PPPs (Parcerias Público-Privadas). Quando governador da Bahia, o ministro Rui Costa tomou essa direção, apesar de petista, e deve ter influenciado o Governo a seguir este caminho para que as obras possam caminhar de forma mais rápida.

Valdelene elogia

Chamou atenção no evento do PAC a fala da dirigente da Central de Movimentos Populares, Valdelene Lima, escolhida para falar por todos os movimentos. Depois de falar do PAC ela afirmou “quero agradecer à governadora Raquel Lyra que nos ouviu e vai construir creches próximas aos habitacionais que serão entregues e também ao presidente Lula por olhar para o nosso estado”. Juntou Lula e Raquel, o que ninguém esperava e foi bem aplaudida.

Marília com o pé na estrada

A ex-deputada federal Marília Arraes está percorrendo todo o estado para estruturar o seu partido, o Solidariedade. Passou quatro dias viajando do sertão, passando pelo agreste e encerrou na Mata Norte. Deu uma parada em Carpina para conversar com o prefeito Manuel Botafogo.

Pergunta que não quer calar: O que o PT vai dizer aos movimentos sociais com o Novo PAC defendendo concessões e PPPs?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br – terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar