Na semana dos prefeitos(as) Raquel Lyra e João Campos se mudam para Brasília

Além dos prefeitos, Raquel e João ternuraram o presidente do MDB, Baleia Rossi

Brasília vira uma festa em todo encontro de prefeitos. Falta vaga em hotéis, lugares em aviões e espaço na agenda de ministros, senadores e deputados federais para atender aos pedidos de audiência dos gestores municipais. Esta semana o encontro foi menor pois tinha público específico – os novos prefeitos e prefeitas – mas isso não impediu que gestores reeleitos fossem  também à capital federal da mesma forma até porque o Governo Federal anunciou uma feira na qual mostraria todos os programas e projetos em execução voltados para atender as cidades e isso atraiu muita gente.

Mas como os prefeitos são tidos como mais importantes que deputados estaduais para garantir votos em 2026, a governadora Raquel Lyra aproveitou uma reunião de governadores no início da semana, e em Brasília permaneceu para recepcionar os prefeitos pernambucanos na representação de Pernambuco na capital federal, fazer conversas ao pé do ouvido e anunciar a entrega de ônibus escolares para todos – “quando saírem daqui passem no Recife e peguem as chaves dos ônibus novos e os levem para suas cidades” – afirmou. No afã de estar com os prefeitos ela tratou por telefone das negociações na Assembleia para formação das novas comissões até agora não concluídas.

O prefeito João Campos teria tudo para estar no encontro, apesar de não ser novo no posto – está em segundo mandato – e foi um dos primeiros a chegar. Ele até falou em uma das reuniões da Frente Nacional dos Prefeitos da qual faz parte para exaltar o uso pelo Governo Federal de uma plataforma da PCR para agilizar execução de projetos federais. João cumprimentou os prefeitos mas não pode recepcioná-los, como fez Raquel, pois não há representação do Recife em Brasília. A destacar o fato de ambos terem ido, em horas diferentes, ao gabinete do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Na capital o partido está na base do prefeito mas no estado o senador Fernando Dueire, o deputado Jarbas Filho e os prefeitos – com exceção do de Vitória – defendem apoio a Raquel.

Governadora e prefeitas

A governadora Raquel Lyra também teve lugar de fala no encontro dos prefeitos e prefeitas. Ela falou em um painel voltado para prefeitas, vice-prefeitas e gestoras municipais, organizado pelo Ministério da Mulher em parceria com outras pastas governamentais. Na fala ela destacou programas de sua administração que beneficiam diretamente as mulheres como Morar Bem, Mães de Pernambuco e Bora Empreender Mulher. “ Para quem não conhece a nossa forma de agir e pensar é muito difícil lidar com mulheres ocupando espaços de poder. Mas a grande importância disso tudo é podermos trazer para esses locais a forma da mulher de ver o mundo”.- afirmou.

Comissões na Alepe só esta quinta

Ficou para esta quinta a definição da composição das comissões permanentes da Assembleia Legislativa. Com marchas e contra-marchas e a ausência da governadora Raquel Lyra, que passou três dias da semana em Brasília, a base do Governo definiu o tamanho do chapão mas ainda falta encaminhar os nomes dos deputados para as diversas comissões. Já o PL e o União Brasil não definiram se ficam com o governo, com a oposição ou independentes. Ontem nem quórum havia na casa. Poucos deputados compareceram à sessão plenária. Um grupo estava em Brasília, acompanhando prefeitos, e outro foi a Petrolina para agenda administrativa.

Dueire e Jarbinhas de um lado e Iza e Paulo Roberto do outro

Os dois grupos do MDB de Pernambuco compareceram separados a encontros com o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, ontem em Brasília. O senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho foram ao gabinete do mesmo, acompanhados de prefeitos da legenda no estado entre eles a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, que saiu do PSB e se filiou ao MDB ontem mesmo e a deputada federal Iza Arruda e seu pai Paulo Roberto, prefeito de Vitória, estiveram com o presidente emedebista depois do primeiro grupo, “discutindo o futuro do partido”, segundo informação da assessoria de Iza.

Como candidato ao Senado, em que palanque o ex-prefeito Miguel Coelho vai estar em 2026?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar