Mulheres se animam para disputar prefeituras metropolitanas em 2024

 

Embora a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause ainda precisem de tempo para animar outras mulheres a disputar mandatos majoritários – podem demorar a entusiasmar os atores políticos – o fato de três mulheres terem vencido a eleição estadual de 2022, a terceira foi Teresa Leitão para o Senado, vem criando um ambiente propício a candidaturas femininas na eleição para prefeito do próximo ano. Nos três maiores municípios, Recife, Jaboatão e Olinda, já é certa a presença de mulheres entre os candidatos majoritários.

No Recife, onde o prefeito João Campos tem chance de se reeleger, há duas mulheres citadas como possíveis candidatas, a vice Priscila Krause e a deputada estadual Dani Portela, do PSOL, e líder da oposição na Assembléia. Em Olinda, a secretária municipal Mirella Almeida, pré-lançada na disputa pelo prefeito Professor Lupércio, é apontada como favorita, na falta de nomes fortes na oposição, mas o jogo pode engrossar se a atual ministra de Ciência e Tecnologia, no momento desinteressada no processo, Luciana Santos se animar a representar a esquerda no pleito. Também há que se considerar a pré-candidatura de Isabel Urquiza, do PL, tendo em vista o crescimento da direita olindense no último pleito.

Em Jaboatão, é certa a candidatura da deputada federal Clarissa Tércio, a segunda mais votada no estado em 2022, só perdendo para o deputado federal André Ferreira, ambos bolsonaristas e evangélicos. Em Jaboatão, André, que apoia a reeleição do atual prefeito Mano Medeiros, teve 36 mil votos, sendo o mais votado no município e Clarissa teve 30 mil. Há casos de municípios metropolitanos, como Ipojuca, em que duas mulheres podem dominar o pleito: a atual vice-prefeita Patrícia Alves (pode ser a candidata da prefeita Célia Sales) e a deputada estadual Simone Santana. Em Igarassu, município administrado pela prefeita Elcione Ramos, candidata à reeleição, pode continuar nas mãos de uma mulher, caso a oposição não se una.

PCdoB com batata quente na mão

O PCdoB, partido que administrou Olinda por vários anos, vem enfrentando dificuldades para oferecer à esquerda um candidato competitivo em 2024. A ministra Luciana Santos será candidata natural se aceitar disputar mas, não o fazendo, não há um nome em vista. O partido tentou atrair Eugenia Lima, que foi candidata do PSOL em 2022, mas ela não aceitou trocar de legenda. Um nome que poderia representar a esquerda seria a ex-deputada federal Marília Arraes mas a mesma não se mostra disposta a isso e já posou para fotos esta semana com o vice-prefeito Márcio Botelho, que é candidato.

Mendonça com Raquel

O deputado federal Mendonça Filho, cuja ausência do encontro da governadora Raquel Lyra com a bancada federal esta semana provocou rumores sobre descontentamento, disse ontem a este blog que as especulações não tem sentido: “tinha marcado um almoço com a direção do Banco Safra e o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia que local bem distante do escolhido para a reunião marcada um dia antes. Falei com o secretário Túlio Vilaça que ia tentar pelo menos passar para dar um abraço em todos mas, com a Marcha das Margaridas realizada no mesmo dia, que parou o trânsito no plano piloto foi impossível chegar a tempo”.

PT de Caruaru

O presidente do PT de Caruaru, Leonardo Bulhões, esclarece que o grupo que pediu seu afastamento da direção municipal é orientado pelo filiado Rivaldo Soares que foi expulso da legenda pelo diretório municipal mas reconduzido pela direção estadual petista e agora “estaria em busca de algum revanchismo”. O grupo que pediu a expulsão de Bulhões, porém, enviou ao blog copia de duas representações judiciais contrárias ao presidente assinadas pelos filiados e ex-candidatos a vereador Adeilson Silva e Vitor Gabriel. Em ação de perdas e danos ambos acusam o presidente de ter indicado um advogado não diplomado para auxiliá-los na campanha e o mesmo não fez o serviço, mesmo sendo pago, provocando a rejeição das contas e pagamento de multa. A confusão está grande.


Pergunta que não quer calar: qual vai ser o próximo partido a se engajar por inteiro na base de Raquel?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar