Mozart Sales é o nome do PT para vice de João Campos

 

“Jabuti não sobe em árvore”. Esta expressão, muito usada nos meios políticos, é utilizada para expressar a proeminência de alguma pessoa pública sem que fique muito claro o motivo de sua ascensão. Mas, embora pareça que não, ela chegou ali por obra e graça de algum padrinho. Alguém a pôs lá. Na recente visita da presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann, a Pernambuco, o médico Mozart Sales, criador do Mais Médicos e ex-vereador do Recife apareceu publicamente no evento petista depois de vários anos afastado de atividades partidárias. Embora seja assessor direto do ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, a presença de Mozart suscitou especulações de que ele poderia vir a compor como vice a chapa de João Campos, em 2024.

Em on e em off, diversas fontes do PT negaram isso mas este blog apurou que o médico é hoje o nome que pode formar um consenso partidário em torno do cargo, caso a aliança PSB/PT seja mesmo confirmada. Já tem a simpatia do PT-Recife, da senadora Teresa Leitão e de diversas outras lideranças. O senador Humberto Costa ainda não manifestou preferência até porque acha cedo para definições enquanto não ficarem claros os compromissos do prefeito com o partido, incluindo não só a vice mas a eleição de 2026. Afoita, a direção do PT -Recife chegou a pensar em citar o nome de Mozart na nota divulgada sábado passado em que prega, abertamente, o apoio a João Campos. Foi dissuadida em função dos mesmos motivos expostos por Humberto.

Em entrevista após o evento do sábado, a senadora Teresa Leitão disse que “não convém antecipar a escolha do nome antes da aliança ser formada. Existem, é claro, preferências, mas quem for escolhido precisa antes passar pelo crivo das forças representadas no palanque e do próprio prefeito. “Algo, porém, já está claro : o nome a ser apresentado a estas forças deve ser Mozart Sales, embora o presidente do PT – Recife, Cirilo Mota tenha informado a este blog que já estão identificados três nomes com escopo político e partidário para ocupar a vice: Mozart, a vereadora do Recife Liana Cirne e o ex-prefeito João Paulo de Lima e Silva. João Paulo nega :“não sou candidato a vice de ninguém. Vou continuar na Assembléia”- afirmou.

Monumentos históricos em pauta

Duas boas notícias foram dadas esta semana no Recife a respeito do nosso patrimônio histórico. A governadora Raquel Lyra abriu processo para escolher empresa de arquitetura que fará o projeto de recuperação do prédio do Diário de Pernambuco, na Pracinha do Diário, que está depredado e abandonado. Dois dias depois, o prefeito João Campos anunciou a construção do Parque da Tamarineira. Bom lembrar que nos dois casos as obras vão demorar. O Parque depende de o Vaticano aceitar a proposta feita pelo prefeito à Arquidiocese de trocar o terreno da Tamarineira por uma área do antigo Aeroclube. A recuperação do prédio do Diário, após finalizado o projeto de Arquitetura, ainda vai enfrentar licitação para o início da obra.

Simone elogia Raquel

A deputada estadual Simone Santana, do PSB, exibiu em seu instagran um vídeo em que agradece à governadora Raquel Lyra pela decisão de recuperar a PE-09, que liga Nossa Senhora do Ó a Muro Alto. Simone tem votado a favor do Governo na Alepe em diversas pautas. Só votou a favor da derrubada dos vetos da governadora à Lei de Diretrizes Orçamentárias por se tratar de matéria de autoria do Poder Legislativo.

O G-27

Os deputados estaduais que batizaram de G-10 o grupo extremamente fiel à governadora Raquel Lyra na Assembléia Legislativa, comentavam ontem que agora existe também o G-27, representando o número de deputados federais (21), senadores(3) e ministros(3) que se reuniram com a governadora em Brasília esta quarta-feira para discutir projetos prioritários para o estado.

Meia semana de trabalho

Os funcionários públicos estaduais e municipais vão trabalhar apenas três dias na semana que vem. Por conta do dia do servidor público, que se comemora em 28 de outubro, a governadora Raquel Lyra e os prefeitos decidiram antecipar o pagamento dos salários para o dia 27 (esta sexta) e transferiram o feriado do dia 28 (um sábado) para o dia 3 de novembro (próxima sexta). Como o dia 02 de novembro é feriado por se tratar do Dia de Finados, os servidores só trabalharão até a quarta. Isso se a liberação não atingir a quarta também que é Dia de Todos os Santos e até um tempo atrás era feriado também.

Mosca que ataca cães, gatos e bois em pauta

A Assembléia Legislativa realiza na próxima semana uma audiência pública para discutir o combate à “mosca de estábulo” que vem atacando animais domésticos – gatos e cachorros – e bois no interior do estado. A suspeita é de que essa mosca surge após a aplicação de um adubo orgânico, proveniente das fezes de frangos, colhido nas granjas. Sem a devida maturação, com exposição ao sol ou trabalhado em maquinário próprio, este adubo é aplicado sobre o solo e a mosca se prolifera atacando os animais já que se alimenta do sangue. O deputado Antonio Moraes, que convocou a audiência, revelou que até pessoas têm sito vítimas do inseto.

Pergunta que não quer calar: Raquel vai mesmo convidar a vice-prefeita do Recife, Isabela de Roldão (PDT), para ocupar uma secretaria de estado ?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br – terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar