MDB vai fazer eleição com a presença de delegados de apenas 19 municípios onde tem diretório

 

Um dos maiores partidos políticos de Pernambuco e onde surgiram lideranças políticas que ajudaram na redemocratização do país após o golpe militar de 1964, o MDB que também fez de Jarbas, Marcos Freire, Roberto Freire, Fernando Lyra e mais outros líderes não menos significativos protagonistas da história mais recente do Brasil, figura hoje, apesar de ter um senador, uma deputada federal, um deputado estadual e 12 prefeitos no rol das pequenas legendas no espectro político.      

A eleição para escolha dos novos dirigentes do partido no estado, marcada para o dia 24 de maio, apesar de toda celeuma criada nos últimos dias, só vai contemplar os 71 membros do Diretório Estadual e delegados representantes de 19 dos 185 municípios pernambucanos onde o partido tem diretórios constituídos (10,27%). No Diretório Estadual há membros destacados do Recife mas a capital não tem diretório municipal. Na Região Metropolitana só há diretórios em Paulista, no Cabo e em Camaragibe.           

A falta de empenho na formação de diretórios e na atração de novas lideranças tem sido a principal cobrança da chapa encabeçada pelo deputado estadual Jarbas Filho ao atual presidente estadual Raul Henry. O deputado se propõe a fazer o MDB voltar a ser um partido de médio a grande e se queixa de que isso não ocorreu porque não houve nos últimos anos reuniões da Executiva Estadual ou empenho neste sentido, o que levou, segundo ele, o comando da legenda para “forças externas”. Na frente do presidente nacional Baleia Rossi e do próprio Raul, em Brasília, esta semana ele se queixou: “em 2022 para poder me eleger deputado estadual precisei me abrigar no PSB porque o MDB não fez chapa de estadual”.

Ases do MDB

A reunião de Baleia Rossi com a Executiva Estadual, por sinal, contou com recados claros do presidente nacional, lembrando que houve despeito ao nome de Jarbas no bate-boca recente: “nós do MDB sabemos que o partido tem três políticos que consideramos ases e aos quais devemos respeito e nenhum filiado tem o direito de tentar manchar a imagem deles : Jarbas, Pedro Simon, Temer e José Sarney”. Recado dado e entendido, Baleia ficou de enviar representante da nacional para acompanhar o pleito pernambucano e deu prazo até o final do dia desta sexta-feira para que fosse dado o acesso a Fernando Dueire e Jarbas Filho da lista completa de votantes habilitados para a eleição de maio.

O que teria levado o MDB a se tornar um partido tão pequeno em Pernambuco?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar