MDB pacificado decide entrar na base de Raquel

 

Já é ponto pacífico no MDB de Pernambuco a ida do partido para a base da governadora Raquel Lyra. Embora pelo menos dois nomes fortes do partido na capital como o líder do prefeito João Campos na Câmara Municipal, vereador Samuel Salazar, e o secretário de segurança cidadã, Murilo Cavalcanti, já tenham decidido permanecer apoiando o prefeito – o que pode acontecer também com o ex-deputado e presidente estadual da legenda Raul Henry – eles não vão criar obstáculo a um posicionamento da executiva estadual sobre o assunto no sentido de não só entrar na base da governadora como de apoiar o seu candidato a prefeito do Recife.

Duas fontes da direção partidária confirmaram a este blog que, embora o MDB não tenha, ao contrário da maioria dos partidos, uma instância partidária na capital, cabe à executiva estadual definir  o posicionamento político da legenda. Embora a presidência esteja com Raul Henry estas mesmas fontes esclareceram que hoje o grupo que está com Raquel e que tem como expoentes o senador Fernando Dueire, a deputada federal Iza Arruda, o deputado estadual Jarbas Filho e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda, tem o controle de 70% da executiva estadual. Mesmo assim trabalha-se por uma posição unitária, deixando, no entanto, os filiados como Murilo Cavalcanti e Samuel Salazar, liberados para votar em João Campos.

No caso do vereador Samuel Salazar ele já revelou a colegas na Câmara que se o partido não apoiar mesmo o prefeito, como é previsto, a sua tendência é deixar a legenda e migrar para outra que venha a ser sugerida por João Campos. Samuel chegou a trabalhar para formar uma chapa de candidatos a vereador do MDB onde estivesse incluído e pudesse renovar o seu mandato mas não encontrou receptividade partidária a sua idéia nem mesmo do deputado estadual Jarbas Filho. Filho do ex-senador Jarbas Vasconcelos, Jarbinhas, como é chamado, deixou o PSB, voltou ao MDB e é, ao lado de Dueire, um dos mais entusiasmados com o apoio a Raquel no estado e no Recife. Na semana passada a governadora os recebeu e deixou-se fotografar ao lado dos dois.

Secretarias na mira

Tanto o PP, ao qual a governadora prometeu um espaço no secretariado, como o MDB devem ocupar espaço no primeiro escalão proximamente. O caso do PP deve ser resolvido até segunda-feira. Por enquanto, a secretaria mais comentada como passível de mudanças é a de Infraestrutura. Existem porém, outros espaços como a secretaria de justiça, que está sem titular. No caso do PP o desejo de ter um espaço no secretariado vem casado com a convocação da ex-deputada estadual Roberta Arraes, que é a primeira suplente da legenda, para a Alepe. Desta forma o nome escolhido pode ser um deputado estadual que seria licenciado e Roberta ocuparia a sua vaga.

CEF no Mães de Pernambuco

O programa Mães de Pernambuco do Governo do Estado vai obedecer à mesa dinâmica do Bolsa Família. Com uma diferença: ele só vai beneficiar as mães que têm filhos de até 6 anos e o valor mensal será de R$ 300,00. O cadastro a ser utilizado será o mesmo que o Governo Federal usa para o pagamento do Bolsa Família e o ente pagador também: a Caixa Econômica Federal. Seu inicio deve ser anunciado pela governadora ainda no mês de março.

Teresa e as mineradoras

Foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente do Senado projeto que teve a senadora Teresa Leitão como relatora e que obriga as mineradoras a terem um plano de gerenciamento de desastres. O objetivo é evitar tragédias como as que aconteceram em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, deixando centenas de mortos. “A reincidência desses desastres ambientais na mineração acarreta não somente ameaças ao ambiente natural mas também à qualidade de vida e à saúde pública”- diz a senadora.

Setor de turismo

A secretaria de Turismo do Estado e a Empetur celebraram convêncio com o Senac com o objetivo de capacitar a atualizar os profissionais que trabalham no setor turístico do estado, como destacou o secretário Daniel Coelho. Serão oferecidas 2 mil vagas em 102 turmas que serão formadas em 22 municípios de todas as regiões. As aulas serão dadas entre março e junho e as modalidades ofertadas serão: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Formação de Garçons e Camareiras; Técnicas de Limpeza e Arrumação; Informações Turísticas Locais e Qualidade no Atendimento ao Turista.

Quantas secretarias mais a governadora Raquel Lyra vai liberar para integrantes dos partidos que vão apoiá-la?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar