Mais tranquilo que o pai, Jarbas Filho se destaca em primeiro mandato e não se sente pressionado

 

“Tal pai, tal filho”, costuma-se dizer quando um filho herda do pai características semelhantes. Desta forma todos esperavam que o deputado estadual Jarbas Filho, 32 anos, eleito em 2022, quando alcançou 45 mil votos, fosse igualzinho ao pai, o senador Jarbas Vasconcelos que, na época do regime militar, quando o Brasil vivia um momento de turbulência, ganhou fama nacional como um dos autênticos do MDB e levantou a voz, tantas vezes quanto foi necessário, para combater o regime e defender a democracia. Chegou a ser o primeiro a ter coragem de visitar presos políticos pernambucanos condenados a prisão perpétua e denunciou seguidas vezes a censura à imprensa.

Jarbas Filho não tem a mesma veemência do pai até porque os tempos são outros mas tem algumas características físicas, como falam seus colegas deputados. Conserva o mesmo jeito de andar e uma certa timidez que o pai, assim como ele, esquecem quando ocupam a tribuna. Há poucos dias, durante a votação do projeto da governadora Raquel Lyra que garantia o piso dos professores mas não concedia o aumento salarial para toda a classe, reivindicado pelo Sintepe e pelos deputados oposicionistas, ele não temeu as vaias das galerias e em desacordo ao que a oposição havia falado disparou: “precisamos desconstruir o discurso oportunista aqui feito por colegas que ousaram dizer que quem votou a favor do projeto é contra a classe trabalhadora. Sei que todos que votaram o fizeram a favor da classe trabalhadora porque sabemos que o Governo não teria condições de dar aumento agora. Dizer o contrário é falácia, é conversa pra boi dormir”.

Sem contar com a ajuda do pai, que está licenciado do Senado, o deputado costuma ir costumeiramente a Brasília, onde é recebido por ministros ao lado do senador Fernando Dueire, e ao interior, visitar prefeitos que o apoiam e vistoriar obras. Nas visitas interioranas tem a companhia de Duere, do ex-deputado federal Raul Henry ou da deputada federal Iza Arruda, do MDB. Suas atividades legislativas são mais presentes nas comissões de Finanças, Orçamento e Tributação e de Assuntos Internacionais, das quais é membro. Faz parte ainda das Frentes Parlamentares de Defesa do Plano de Macrodenagem da Região Metropolitana, da Ferrovia Transnordestina e da Escola de Sargentos. Em seis meses de mandato apresentou 30 projetos de lei e requerimentos. Em um dos requerimentos solicitou à governadora a implantação em todo estado da experiência dos Compaz , implantados no Recife e que têm conseguido reduzir a violência urbana protegendo os jovens.

Seguindo meu próprio caminho

Indagado se se sente ou já se sentiu pressionado por ser filho de quem é, Jarbinhas, como é chamado em casa pela família, diz que não: “me acho privilegiado por ter o pai que tenho, além de orgulho por carregar o mesmo nome dele mas não me sinto pressionado. A responsabilidade vem naturalmente. Além de defender o legado dele preciso mesmo é estar conectado com as pessoas e suas necessidades atuais. Mas estou construindo meu próprio caminho”.

Petrolina comemora resultado Junino

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, divulgou esta segunda pesquisa realizada pelo Instituto Alfa Inteligência sobre o São João do município, considerado o segundo mais importante do estado. Segundo a pesquisa, 92% das cerca de 900 mil pessoas que compareceram ao evento consideraram a festa “ótima ou boa”, 7% a definiram como regular e 1% como ruim ou péssima. A previsão da Prefeitura é que os festejos tenham injetado R$ 280 milhões na economia do município.

Dificil mudança em ministérios femininos

Apesar do presidente Lula já estar convencido a afastar a ministra do turismo Daniela Carneiro, por pressão do Centrão e, segundo o site Metrópoles, a ministra dos esportes, Ana Moser, a senadora Teresa Leitão acha difícil que, além de Daniela, ele faça mais mudanças agora em ministérios entregues a mulheres : “o presidente quer manter a presença feminina na sua equipe e acho improvável que, se Daniela Carneiro sair, ele afaste mais alguma ministra”.

Municípios com mais eleitores que habitantes

O município de Salgadinho é o que maior percentual de eleitores do que de habitantes em todo o estado. Segundo o IBGE, Salgadinho tinha, em 2022, 7.301 eleitores e apenas 5.727 moradores, uma diferença de 27,5%. Alguém está errando, ou o IBGE, que é mais difícil, ou a Justiça Eleitoral que precisa descobrir uma forma de acompanhar melhor essas estatísticas. Na sequência vêm os municípios de Calumbi, Maraial, Brejinho, Vertente do Lério, Joaquim Nabuco, Itacuruba, Tuparetama e Terezinha. Fernando de Noronha tinha 3415 eleitores e 3.167 habitantes.

Pedra sobre Pedra

O autor pernambucano de novelas Aguinaldo Silva, um dos mais famosos do país, informou em seu twitter na noite desta segunda-feira que acabou de escrever suas memórias que têm mais de 300 páginas e, como já vinha alardeando, afirmou que “não ficará pedra sobre pedra”. Vai contar tudo. Quem viver, verá.

Pergunta que não quer calar: O que dirá Aguinaldo Silva além do que os reles mortais já sabem?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar