Lula e Raquel têm idêntica aprovação no Recife após três meses de mandato

 

Embora estejam enfrentando as dificuldades de início de mandato, o presidente Lula e a governadora Raquel Lyra continuam bem avaliados pelos recifenses. Há até um empate técnico entre os dois. Ouvidos pelo Instituto Paraná Pesquisas, cujo resultado foi divulgado esta terça-feira, 63,1% dos recifenses informaram que aprovam o Governo Raquel e 62,6% aprovam o mandato do presidente. Já a desaprovação da governadora é de 30,6% e a de Lula é um pouco menor: 27,5%.

Com a alta aprovação que exibem e, se não decepcionarem os eleitores daqui pra frente, o presidente e a governadora podem ter igual influência na eleição para prefeito da capital em 2024. Capitaneado até agora pelo prefeito João Campos, que é candidato à reeleição e que também está bem avaliado, o palanque da centro-esquerda ainda enfrenta dificuldades. O PT impõe condições para se aliar ao prefeito que em 2020 bateu fortemente na legenda para derrotar sua prima a então petista Marília Arraes. Já o palanque da centro-direita não tem um nome definido, embora se fale muito na possibilidade da vice-governadora Priscila Krause, que está em terceiro lugar na mesma pesquisa, ser a candidata de Raquel. Atribui-se a Priscila, sempre bem votada no Recife, grande parte dos votos que a governadora teve na capital.

Há, porém, “um boi no meio do caminho”, que embaralha as tentativas de análise sobre a influência do presidente e da governadora nas próximas eleições. Ele se chama “luquel” o nome do voto casado em Lula e Raquel no ano passado, que acabou garantindo também a vitória da tucana. Esse eleitor terá maior tendência a acompanhar a governadora ou o presidente? Como Bolsonaro teve 43,68% dos votos no Recife no segundo turno, mesmo que todos os seus eleitores tivessem votado na governadora, ela não venceria a oponente Marília Arraes. Foram os adeptos do “luquel” que a fizeram chegar lá. Aliás, vale lembrar que Raquel teve 65,32% dos votos na capital, superando Lula que teve 56,32% ( 9% a menos).

Oposição a João comendo mosca

O prefeito João Campos, apontado na mesma pesquisa do Instituto Paraná bem à frente dos seus oponentes, com mais que o dobro de intenções de voto do segundo colocado, a ex-deputada Marília Arraes, é hoje franco favorito e nada de braçadas. “Também não tem oposição” – comentou ontem um deputado estadual que está “independente” na Assembléia. Ele revelou que o vereador mais aguerrido na oposição ao prefeito era Renato Antunes, do PL, que se elegeu deputado estadual. Por enquanto, a oposição está mais no PT, que pode acabar apoiando João, do que nas demais legendas.

Mendonça ganha força contra Bivar

O deputado federal Mendonça Filho, que derrotou o grupo do deputado federal Luciano Bivar na eleição da executiva do União Brasil no Recife, e é o atual presidente do partido na capital, ganhou força com o apoio do grupo Coelho e de vários prefeitos e conseguiu esta terça-feira anular a eleição do diretório estadual que tinha garantido a vitória ao assessor de Bivar, Marcos Amaral contra o próprio Mendonça. A Justiça reconheceu que diretórios municipais ligados a Bivar votaram no pleito mas estavam irregulares. A briga vai continuar.

Voto aberto ou fechado?

Ainda não está decidido se o voto na eleição que a Assembléia vai realizar para escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado será aberto ou . O regimento da casa fala em voto aberto, declarado em plenário, mas há um entendimento no STF de que deve ser fechado (secreto). Como é difícil um questionamento a tempo de influenciar no escrutínio que ocorrerá até o dia 12 de julho, deve prevalecer o foto aberto.

Jô fará falta

A jornalista Jô Mazzarollo, que era diretora de Jornalismo da Rede Globo Nordeste, foi afastada esta terça-feira dentro da nova política da emissora de demitir profissionais melhor remunerados para fazer economia e vencer a crise em que está mergulhada. Jô é uma grande profissional e goza de um alto conceito em todo o estado. Quem vai perder com o seu afastamento é a Globo. Desejamos a ela um futuro profissional ainda mais promissor.

Pergunta que não quer calar: quem vai vencer o tira-teima no Recife, Lula ou Raquel?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar