Lula, Bolsonaro, Raquel e até o polêmico Pablo Marçal têm presença garantida no guia eleitoral

De uma coisa já se pode ter certeza, o presidente Lula vai estar presente no programa eleitoral do prefeito João Campos, que começa hoje e termina dia 03 de outubro. O dia ainda não é certo mas no decorrer do processo já está previsto que o presidente pedirá votos para seu afilhado, reforçando a aliança do PSB e do PT. Esta sexta, o segundo personagem, o ex-presidente Jair Bolsonaro, já marca presença no guia eleitoral do ex-ministro Gilson Machado. Da mesma forma que a terceira, Raquel Lyra, deve pedir votos para Daniel Coelho no decorrer da propaganda. Já o quarto, o polêmico candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal, vai comparecer à propaganda nas redes sociais – onde é muito forte – do candidato do seu partido (PRTB) a prefeito de Olinda, Antonio Campos.
“Já tenho duas gravações com ele mas ainda não defini que dia usar”, disse Campos a este blog ontem, logo depois de ter anunciado a novidade em seus grupos de whatsapp. Candidato a prefeito de São Paulo, Marçal é a figura mais polêmica das eleições deste ano. Filiado ao pequeno PRTB, que não tem tempo de TV e Rádio, ele conseguiu apenas com mensagens de Internet dividir ao meio o bolsonarismo paulista (tem 19% das intenções de voto, mesmo percentual do candidato oficial do ex-presidente, o prefeito Ricardo Nunes) e está em empate numérico, segundo a Quaest, com o primeiro colocado, o candidato Guilherme Boulos, do PSOL, que tem o apoio de Lula e do PT, e está com 22% das intenções de voto.
Segundo o coordenador da campanha de Gilson Machado, deputado coronel Alberto Feitosa, Bolsonaro precisa estar presente na propaganda eleitoral de Gilson, sobretudo nesse início, onde a audiência é maior, para mostrar aos seus partidários quem é seu candidato. O argumento é de que, além de ter tido 39% dos votos recifenses em 2022, Bolsonaro tem muitos eleitores fiéis nesta capital. Segundo a pesquisa do Ipespe divulgada esta quarta-feira pela Folha de Pernambuco, 22% dos eleitores do Recife admitem votar em quem o ex-presidente apoiar.
Voto é no candidato e não no apoiador
Embora existam exceções pontuais, o cientista político Antonio Lavareda, disse a este blog que este ano o eleitor tende a premiar os melhores administradores de suas cidades, independente de apoios. “ O drive desta eleição é o desempenho dos incumbentes, salvo exceções – afirma. A tese da polarização forçada foi importada com uma certa forçação de barra. Lula e Bolsonaro influenciam, sim mais muito longe de serem determinantes. Presidentes sempre influenciaram e líderes da oposição também. Assim como os governadores” – concluiu.
Ângelo, muito querido
A tentativa de homicídio do prefeito de Sertânia, Ãngelo Ferreira, causou grande abalo na Assembléia Legislativa onde ele foi colega de deputados que ainda estão casa e de outros que já saíram. Um deles, Daniel Coelho, divulgou nota de solidariedade, lembrando que foram contemporâneos. Ângelo atuou também ao lado da editora deste blog Terezinha Nunes, na Alepe. Ela lembrou ontem do drama que todos viveram quando Ângelo, mesmo em tratamento de câncer, não deixava de comparecer a votações. “Trata-se de uma pessoa educada, muito afável e respeitosa. Nós o vimos lutar e celebrar a vitória contra o câncer sem reclamar de nada e sempre fiel ao cumprimento de suas obrigações parlamentares”.
Operação em Arcoverde
Embora o PSB tenha acionado até o prefeito João Campos para providenciar a vinda de Ângelo Ferreira para o Recife ele acabou sendo operado em Arcoverde. Os médicos concluíram que nenhum órgão vital foi atingido pelas facadas e que não havia necessidade de transportá-lo para o Recife. Isso demonstra também que o interior está cada vez mais equipado para atendimentos de emergência.
Gilson e os debates
O candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado, voltou a reclamar ontem da falta de debates no Recife. “É inexplicável o que está acontecendo aqui. Os debates são importantes para que os eleitores possam comparar os candidatos e conhecerem melhor suas propostas. Este ano só a TV Jornal tomou esta iniciativa. As outras emissoras não mostraram interesse o que é ruim para o eleitor”.

O que dirá Pablo Marçal ao pedir votos para Antonio Campos que, em termos de internet, tem perfil diametralmente oposto ao dele?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com