Líder de Raquel enfrentará prefeito de Garanhuns em campanha que já começa quente
A campanha pela prefeitura de Garanhuns tem tudo para se transformar em uma das mais emocionantes do interior este ano. De um lado vai estar na disputa o atual prefeito e candidato à reeleição Sivaldo Albino (PSB), com boa avaliação nas últimas pesquisas divulgadas, e que protagonizou um embate com a governadora Raquel Lyra, durante o Festival de Inverno do ano passado, chegando quase a romper relações com o Palácio das Princesas e, do outro, o atual líder do Governo na Assembléia, deputado Izaías Regis, que já comandou o município três vezes, saindo com alto nível de aprovação. Garanhuns é o terceiro município mais importante entre os comandados pelo PSB. Os dois primeiros estão na Região Metropolitana: são o Recife e São Lourenço da Mata, onde os prefeitos socialistas João Campos e Vinícius Labanca também têm aprovação expressiva.
Este final de semana, Izaías anunciou como vice o médico Ulisses Pereira, ainda sem partido definido, mas com forte influência na zona rural. O terceiro nome na disputa é o vereador Zaqueu Lins, do Republicanos, que pode desistir, como já fez outras vezes. Izaías contava com ele para compor sua chapa. Agora é possível que Zaqueu apóie o prefeito. Sivaldo, porém, não parece interessado em compor sua chapa com o vereador. A este blog ele informou este domingo que seu vice será do PT. Município onde Lula nasceu e onde tem grande influência, a composição do prefeito com os petistas é citada na cidade como sua melhor saída.
Os embates entre Izaías e Silvaldo através de entrevistas nas emissoras de rádio de Garanhuns, vêm sendo constantes. “ Eu torço para ele seja mesmo candidato. Não sei se vai segurar isso” provoca Sivaldo, referindo-se ao fato do adversário ter nos últimos meses mudado de posição sobre sua candidatura, uma hora garantindo que seria candidato e outra hora não. Izaías responde: “Na verdade ele está é com medo. Ele diz que ganha a eleição mas não confia nisso por observar como as pessoas me acompanham quando ando pela cidade, aí fica querendo me descrendenciar. Mas vou pra luta e vou ganhar”. Na verdade, as últimas pesquisas de intenção de voto vêm mostrando uma recuperação de Sivaldo em relação aos levantamentos feitos no início do ano quando Izaías aparecia na frente e hoje está em segundo lugar. Sua popularidade foi abalada pelos desentendimentos entre o estado e o prefeito por conta do Festival de Inverno, que acabou não atraindo o público esperado.
Situação do prefeito
Em gráfico de acompanhamento da aprovação do prefeito de Garanhuns realizado com base em levantamentos do Instituto Simplex/CBN, ao qual este blog teve acesso, ele tinha em setembro de 2022 sua administração avaliada como muito boa por 5% dos entrevistados, como boa por 21,3%, como regular por 20,4%, como ruim por 26,9% e muito ruim com 23,9. O último levantamento em novembro de 2023 mostrava um quadro bem diverso. A administração era avaliada como muito boa por 16,3%, como boa por 34,3%, como regular por 30,3%, como ruim por 10,7% e muito ruim com 6,1%. Tirando o regular, Sivaldo tinha em 2022, 26,3% de aprovação e 50,6% de desaprovação. Em novembro de 2023 estava com 50,6% de aprovação e 16,1% de desaprovação.
Posição de Raquel
Embora os dois candidatos afirmem que farão uma campanha com foco no município, vai ser difícil fugir das questões estaduais e nacionais. Para se precaver de uma influência maior da governadora Raquel Lyra no pleito o prefeito garante que pretende “manter um diálogo civilizado com ela”. Diz que o Festival de Inverno de 2024, ao contrário do embate de 2023, será feito “em parceria entre o município e o estado. Já estou começando a caminhar nesse sentido”. Izaías diz : “estarei onde a governadora estiver e a acompanharei durante o Festival que foi o maior quando fui prefeito”.
Entrada do Podemos na base de Raquel
Será esta segunda-feira no final da tarde, no Palácio do Campo das Princesas, a posse de Cícero Moraes, advogado, economista e funcionário da Caixa Econômica Federal, como secretário de Agricultura do Estado. Ele representa a entrada do Podemos, partido comandando pelo ex-senador Armando Monteiro, na base da governadora. Como este blog informou, esta também é uma recomposição da governadora com Armando, seu aliado de primeira hora, e que acabou se afastando do Palácio por discordância com alguns posicionamentos do Governo no início da administração de Raquel.
O presidente Lula vai se pronunciar sobre a morte, na prisão, de Alexei Navalni, maior opositor do presidente da Russia, Vladimir Putin, já repudiada pelos principais líderes políticos do planeta?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com