Jovens deputados de primeiro mandato se destacam na Assembléia

 

Com uma renovação de 40% em sua composição na atual legislatura, o que favoreceu sobretudo políticos jovens agora exercendo seu primeiro mandato legislativo, a Assembléia Legislativa pernambucana ganhou ânimo novo. Como se não bastassem os ventos da mudança, com a criação de uma bancada independente – a primeira no país – que tem dado dores de cabeça à governadora Raquel Lyra, a renovação etária fez surgir uma nova geração que, a continuar trabalhando como tem feito, pode virar protagonista na condução e definição de futuros pleitos eleitorais e na formação de chapas majoritárias mais consistentes.

Entre esses novos políticos há tendências para todos os gostos: da esquerda à direita, passando pelo centro democrático. A caçula do grupo, a deputada Rosa Amorim, do PT, tem 26 anos, é a primeira parlamentar estadual pernambucana eleita pelo MST e criou uma frente parlamentar de combate à fome. Outra mulher é Débora Almeida, ex-prefeita de São Bento do Una. Procuradora Federal e filiada ao PSDB, mesmo partido da governadora Raquel Lyra, ela é presidente da segunda comissão mais importante da casa, a de Finanças, e chegou a ser cotada para conselheira do TCE na recente eleição de escolha do substituto da conselheira Teresa Duere.

No grupo em destaque há 6 homens: Antonio Coelho (União Brasil) citado pelos colegas como “um dos mais competentes e preparados dos atuais parlamentares “, é membro da comissão de finanças (chegou a ser citado para presidente) e um dos destaques da comissões de Agricultura e Desenvolvimento Econômico. Renato Antunes (PL) vice-presidente da comissão de Administração Pública, a terceira mais importante da casa, é líder do PL e conhecido articulador tendo ajudado a governadora Raquel Lyra a conquistar a presidência das comissões de justiça, finanças e administração, desarticulando o grupo dissidente composto por parlamentares de direita e de esquerda.

O deputado Rodrigo Farias, do PSB, é reconhecido hoje como um dos principais destaques da oposição na Alepe. Bem mais jovem do que Sileno Guedes e Waldemar Borges, seus companheiros de partido, não deixa passar em branco qualquer deslize do Governo. Jarbas Júnior, do MDB, embora menos contundente que o pai, o senador Jarbas Vasconcelos, é hoje um dos deputados que mais frequenta a tribuna da Alepe e um destaque nas redes sociais. João e Nadeje (PV), é líder do PV, membro de comissões importantes como a de Finanças, e presidente da Comissão Especial do Autismo. Joãozinho Tenório (Patriotas) ex-prefeito de São Joaquim do Monte, é vice-lider do Governo e tem se destacado como competente articulador nas pautas mais difíceis postas em votação.

Lira ensina padre nosso a vigário

O presidente da Câmara Federal, Artur Lira, deu uma explicação simples sobre as dificuldades do Governo Lula na Câmara. “O Congresso é reformador, liberal e conservador”- disse ele ao próprio presidente esta segunda-feira. Eleito por 50% dos brasileiros, Lula parece não ter compreendido ainda que se elegeu muito mais pelo centro, que não desejava a continuidade de Bolsonaro, do que pelos votos de esquerda. Não deveria esperar coisa diferente do Congresso até porque os bolsonaristas eleitos para o Parlamento bateram recorde de votos em vários estados.

Cadúnico como balizador

O deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) apresentou projeto na Alepe para aumentar a lista de beneficiários da tarifa social da Compesa. Quer que, ao invés de um parâmetro próprio para definir quem tem ou não direito à tarifa social de água, a Compesa passe a considerar o Cadúnico, usado pelo Governo Federal para pagar o Bolsa-Família. Explica que a tarifa social da água beneficia apenas 71 mil famílias pernambucanas mas o Bolsa-Família é pago a 2 milhões e 700 mil pessoas, devendo ser o balizador dos programas sociais pela abrangência que tem.

Farmácia Popular

O presidente Lula relança esta terça-feira no Recife o programa Farmácia Popular, criado em sua primeira administração quando o ministro da saúde era o atual senador Humberto Costa. O evento será no Compaz Eduardo Campos. Vão estar presentes o próprio Humberto, a senadora Teresa Leitão e o prefeito João Campos. Amanhã, o presidente inaugura o novo campus do IFPe de Paulista.

Izaías nas nuvens

O deputado estadual Izaías Regis, líder do Governo na Assembléia, agradeceu na tribuna esta segunda-feira a recepção que teve no município no último sábado. Provável candidato a prefeito em 2024 para enfrentar o prefeito atual Sivaldo Albino, do PSB, ele disse que em seis mandatos que teve, quatro como deputado e dois como prefeito, “nunca vi coisa igual. Sem qualquer preparação, as pessoas me acompanharam quando andava pela rua principal com um entusiasmo eu há muito não se via no município”. Se for candidato, Raquel tem chance de ajudar a elegê-lo.

Pergunta que não quer calar: quem mais se beneficia das vindas de Lula a Pernambuco: Raquel, João Campos ou o PT?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar