João vai a Lula e deixa o PT de orelha em pé
O prefeito João Campos publicou uma foto sua com o presidente Lula em seu Instagram esta quinta-feira, pouco depois de sair de uma audiência particular com presidente e escreveu referindo-se a Lula: “agradecendo pelo carinho com a nossa cidade e por sempre estar disposto a nos ajudar cada vez mais”. Foi a primeira visita que o prefeito fez ao Planalto depois da grande votação que teve no Recife e na semana em que o ministro da Secretaria das Comunicações anunciou a ida para Brasília de uma especialista em redes sociais que trabalhou com o prefeito na área digital, referiu-se à expertise que João alcançou no uso das redes, sendo hoje referência nacional.
O momento da ida de João a Lula intrigou alguns petistas pernambucanos que defendem o alinhamento do partido no estado à base da governadora Raquel Lyra. A Prefeitura e o próprio João Campos fizeram questão de ressaltar que a pauta foi administrativa mas um dos líderes do PT comentou em off com este blog: “ é claro que o assunto PT entrou na pauta”. O temor é que o prefeito tenha colocado alguma objeção ao PT estadual entrar oficialmente na base de Raquel, deixando para definir o quadro de 2026 no ano da eleição.
O grupo do partido que segue a orientação do senador Humberto Costa defende a tese de que em 2026, se for possível, Lula tenha o apoio de Raquel e João, se o prefeito for mesmo candidato, unindo as principais forças políticas estaduais em torno do presidente, mas em palanques separados. O argumento é o de que Lula abriu as portas do Governo federal para Raquel e não mede esforços para ajudá-la. Um dos obstáculos para isso é a ação do ministro Alexandre Padilha que inclusive participou de um vídeo que João também postou no Instagram em os dois se abraçam sorrindo e Padilha grita “ este é o meu prefeito”. No Planalto, enquanto Padilha trabalha em torno de João, o ministro Rui Costa, da Casa Civil, torce por Raquel tendo dito recentemente no Recife que a governadora “ já é da base de Lula”.
Disputa pelo voo do Porto
Na estada em Brasília, o prefeito João Campos participou de um ato no gabinete do ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, quando foi assinado termo de garantia de um voo direto da Azul em junho entre Recife/Cidade do Porto, em Portugal. A assessoria de João Campos soltou para a imprensa um texto colocando o prefeito como responsável pela conquista do vôo, enquanto a assessoria do ministro soltou outro dando a paternidade a Sílvio Filho e citando o prefeito e o Governo do Estado como partícipes das negociações.Silvio pretende ser candidato ao Senado em 2026.
Suape na linha de frente
O Porto de Suape fechou 2024 com a movimentação de 24,8 milhões de toneladas de carga. Com isso contabilizou no ano passado o segundo melhor resultado em 46 anos de história. De acordo com o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Suape teve um crescimento de 3,6% em relação ao ano de 2023. A movimentação de conteiners se destacou com aumento de 23,4%, o maior volume já registrado no Tecon Suape, que ocupa os cais 2 e 3 do porto interno.
Menos pobreza
Segundo a Unicef, em estudo divulgado esta quinta-feira, o Brasil reduziu entre 2017 e 2023 de 25,44% para 19,14% o percentual de crianças e adolescentes abaixo da linha de pobreza. Se antes 1 em cada 4 crianças estavam nessa condição agora a pobreza atinge 1 em cada 5. O estudo mostra também que, apesar dos avanços, 8,1% das crianças e adolescentes ainda estão vivendo em famílias com renda inferior a R$ 355 mensais.
Quando vai acabar a novela sobre a aproximação da governadora Raquel Lyra com o PT pernambucano?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com