João Paulo e Humberto trabalham articulados para eleições de 2024 e 2026
Na surdina, o deputado estadual João Paulo Silva, do PT, ingressou recentemente na tendência petista Construindo um Novo Brasil (CNB), a mesma do senador Humberto Costa. Em função disso, segundo uma importante liderança petista pernambucana, os dois trabalham articulados com vistas às eleições de 2024 e 2026, o que justificaria a crescente desenvoltura de João Paulo em declarações e pronunciamentos sobre a eleição do próximo ano. João Paulo sempre foi considerado “independente” no partido. Quando prefeito chegou a criar uma nova tendência, a CÉU – Campo de Esquerda Unificado – reunindo tendências menores para enfrentar o poder da CNB no partido.
Hoje fazem parte da CNB, além de Humberto e João Paulo o atual presidente estadual do partido, deputado estadual Doriel Barros e o deputado federal Carlos Veras. A tendência é, portanto, amplamente majoritária no partido a nível estadual. No Recife, embora Humberto tenha muita influência – o atual secretário municipal Oscar Barreto é ligado ao senador e faz parte da direção municipal – o diretório recifense é que resolve o rumo do PT e não a direção estadual. Tanto que, logo após as declarações dadas por João Paulo a este blog, mostrando distanciamento do prefeito João Campos, o presidente municipal do PT, Cirilo Mota, afirmou que o partido é base do prefeito e vai apoiar sua reeleição.
O que querem Humberto e João Paulo? O senador Humberto Costa aprovou a ida do PT para o secretariado do prefeito João Campos, convencido pela nacional do partido, mas disse desde o início que isso não significaria um apoio automático a João Campos em 2024. Deixou claro ia depender das negociações políticas. O PT, como disse em alto e bom som a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann recentemente no Recife, quer indicar o vice de João Campos – “não trabalho com outra opção que não essa”- afirmou Gleisi que falava ao lado de Humberto. Como há entre os petistas uma desconfiança generalizada sobre o assunto – desconfia-se que João gostaria de formar uma chapa puro sangue – Humberto e João Paulo, segundo uma fonte petista, decidiram ir a campo a tempo de conseguir que o prefeito se decida nesse sentido ou libere o PT para lançar candidatura própria.
Teresa é de outro campo
A senadora Teresa Leitão, que ganha cada vez mais realce local e nacional dentro do PT, faz parte da tendência de Humberto mas, em Pernambuco, ela criou há 11 anos o Coletivo PT Militante e, desde então, a nível local, não reza pela mesma cartilha do senador. Como os dois agora são senadores, têm buscado atuar conjuntamente sobretudo na defesa do estado mas dentro do PT não há alinhamento automático entre os dois. Uma fonte petista diz que Teresa não tem dado opinião sobre o Recife mas ressalta, para os mais próximos, que a aliança com o prefeito foi uma decisão nacional e só seria mudada por outra decisão nacional.
Tulio na cola de Raquel
O deputado federal Túlio Gadelha não tem perdido oportunidade de ficar ao lado da governadora Raquel Lyra. Recentemente, porém, outro prefeiturável que tem estado nas fotos e vídeos com a governadora é o secretário de turismo, Daniel Coelho. No início da administração Daniel era mais discreto mas agora é difícil uma foto no Palácio em eventos em que Túlio esteja que ele não possa ser visto. Daniel é, no entorno da governadora, o nome mais natural para representar o grupo na eleição do Recife.
Fátima e Túlio
Agora que não figura na programação diária da Globo, a apresentadora Fátima Bernardes tem circulado ao lado de Túlio Gadelha em Pernambuco e em outros estados. Ela foi muito tietada na posse do ministro Luiz Roberto Barroso, na presidência do STF. Túlio aproveitou a ocasião para publicar foto de Fátima na cena brasiliense e ressaltar que os dois agora estão bem mais próximos. Fátima só não apareceu ainda no Palácio das Princesas.
Ritmo frenético
Nos últimos dias, a governadora Raquel Lyra tem trabalhado freneticamente anunciando providências, ressaltando os programas e projetos do seu Governo e aparecendo em vídeos nas redes sociais. Faz o mesmo caminho do prefeito João Campos com uma diferença: João, que está há quase três anos no cargo não só anuncia projetos mas faz entregas à população. Só não conseguiu ainda resolver o problema dos buracos nas ruas do Recife, o que tem irritado muito a população.
Pergunta que não quer calar: quando vai ter fim a novela entre o PT e o prefeito do Recife?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br – terezinhanunescosta@gmail.com