João, Elias, Vinicius e Queiroz aguardam Lula mas ele ainda não definiu vinda a Pernambuco

O prefeito João Campos convidou o presidente Lula para um ato de sua campanha no Recife. O mesmo fez o candidato a prefeito de Caruaru, José Queiroz, que é do PDT mas tem o apoio dos petistas.Já o PT levou ao presidente, através dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, um pedido especial do partido para que ele inclua em uma provável vinda ao estado os municípios de Jaboatão e Olinda onde os candidatos do partido, Elias Gomes e Vinícius Castello, estão em segundo lugar na disputa, precisando de um reforço para se manterem competitivos.

Não é pra menos. Em Olinda, segundo pesquisa do Ipespe divulgada esta semana, 49% dos eleitores dizem que o apoio de Lula a um candidato aumenta as chances de votarem nele. Em Jaboatão o percentual é de 46%, também conforme pesquisa do Ipespe da semana passada. Tanto Teresa quanto Humberto informaram ontem a este blog que o presidente não tem ainda definição. “Ele quer vir mas não marcou data nem formato” – disse Teresa. O presidente, segundo Humberto “ está indo de forma pontual a alguns municípios. É seu desejo estar em Pernambuco mas há muitos pedidos e é preciso aguardar” – afirmou Humberto.

Em Jaboatão e Olinda o PT deseja que Elias e Vinícius cresçam e assumam de forma mais confortável o segundo lugar, para garantir a ida ao segundo turno. Nas mesmas pesquisas aqui citadas Elias está mais à frente de Clarissa Tércio, a terceira colocada, ( ele tem 22 e ela 17) mas, em Olinda, Vinícius, mesmo no segundo lugar, está empatado tecnicamente com Isabel Urquiza e Antonio Campos.Em Olinda, a governadora Raquel Lyra, com, metade da influência de Lula sobre o voto da população, já esteve em uma carreata da sua candidata Mirella Almeida.

O efeito da TV sobre João Campos

As criticas da oposição ao prefeito na TV levaram João Campos a perder 4 pontos nas intenções de voto, segundo a pesquisa Quaest divulgada esta quarta-feira. Ele tinha 80% na pesquisa do mesmo instituto semana passada e agora está com 76%. Como quem bate derruba o adversário mas nem sempre cresce, Gilson Machado, que levantou a questão das creches e Daniel Coelho, que focou em habitação, permaneceram com os mesmos percentuais. Por isso já passaram a mesclar suas propagandas com propostas para estimular o eleitor a votar neles. A candidata Dani Portela, com discurso à esquerda, deve também tirar pontos de João entre os petistasmas isso só deve aparecer mais para a frente.

Lula não deve participar de grandes atos

Se vier a Pernambuco ainda no primeiro turno, o presidente Lula não vai priorizar grandes atos. Deve, segundo a senadora Teresa Leitão, fazer gravações e comparecer a eventos menores dos candidatos que apoia, até porque a programação precisa ser rápida para atender a todos. Teresa acha que não vai dar para incluir Petrolina no roteiro. No máximo Lula fará Recife, Jaboatão, Olinda e Caruaru.

Candidatura impugnada

O prefeito de Goiana, Eduardo Honório teve sua candidatura impugnada pela juíza da 25.a zona eleitoral, Clenya Pereira de Medeiros. Sua assessoria informou que ele vai recorrer mas é difícil que ganhe a causa. Eduardo substituiu o ex-prefeito, Oswaldo Rabelo, do qual era vice, e a justiça entende que, se for candidato agora, passaria a ter direito a 12 anos de mandato, o que é proibido pela legislação eleitoral. Um dos prefeitos mais bem avaliados do estado ele se prepara para lançar a candidatura de uma liderança do seu grupo, caso perca no TSE, o direito a um novo mandato.

A oposição vai conseguir desgastar o prefeito João Campos para além dos 4 pontos que ele já perdeu, ou, no final da campanha, ele reage e cresce ainda mais?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar