João começa a enfrentar oposição à direita e à esquerda na Câmara Municipal

Na primeira semana do seu segundo mandato, o prefeito João Campos já começa a enfrentar críticas de vereadores à direita e à esquerda, como este blog previra logo após o resultado da eleição. O vereador Gilson Filho, do PL, o segundo mais votado dos 37 vereadores eleitos, que prometera uma oposição firme na Câmara, fez duas visitas a pontos da capital onde afirma que encontrou problemas e irregularidades no funcionamento: a Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, no Ibura e a Orla de Boa Viagem.
Ele cita que na Policlínica dia 02, quinta-feira, encontrou “uma situação de colapso”. Afirmou que a gestante Camilla Gonçalves, 22 anos, que sofrera um aborto disse ter precisado pagar exames particulares porque a médica que os autorizava estava de férias. “ Um dia, outro não, não tem ultrassom pois não há médico suficiente. Não havia copos descartáveis. O banheiro feminino, o que é inconcebível, estava sem água e não há lençóis para os recém-nascidos, a não ser se os pais os providenciem, como me relatou um pai”. No dia 03, na sexta, o vereador gravou vídeo na Orla de Boa Viagem onde, segundo explicou, “um esgoto a céu aberto corre junto dos banheiros. Estou enviando requerimento à Prefeitura cobrando medidas urgentes. Isso é inaceitável, ainda mais em área turística”.
Na mesma sexta-feira, a vereadora do PT, Liana Cirne, exibiu em suas redes sociais e enviou à imprensa, um ofício encaminhado à Prefeitura e protocolado, apontando “inconsistências nas nomeações de professores divulgadas no Diário Oficial da quinta-feira”. Segundo ela “havia nomes repetidos na lista, convocação de candidatos fora da ordem de classificação e uso indevido da modalidade final da fila, além de falhas na classificação de rescisões e substituições”. Liana também questionou “a renovação de 1.340 contratos temporários de professores enquanto há candidatos aprovados em concurso aguardando nomeação”.
Samuel Salazar responde
O líder do Governo na Câmara, vereador Samuel Salazar disse a este blog que a Policlínica será totalmente requalificada em breve, já tendo pronto o projeto .Ele argumentou que a Orla de Boa Viagem “ainda não tem uma rede coletora de esgoto cuja responsabilidade é da Compesa” mas diz que no projeto da Orla Parque, em andamento, “a PCR vai executar toda infraestrutura necessária ao longo dos 8 km da faixa litorânea, incluindo sistema de esgotamento ligado aos banheiros, cujas fossas são limpas diariamente”. Sobre a denúncia de Liana Cirne afirma que “ela não procede mas novo chamamento está em curso e nunca houve chamada de pessoas na frente de outras”. Samuel adianta que “o concurso foi para 1 mil professores e a Prefeitura já chamou 1.500”.
Copergás fora da política
Enquanto a classe política aguarda gestos da governadora Raquel Lyra, um dos mais importantes cargos do estado ficou vago na semana passada, com a saída do diretor-presidente da Copergás, Felipe Valença de Sousa e não contemplou nenhuma legenda. Ele foi destinado a um técnico de confiança de Raquel e que começou a trabalhar com ela na secretaria da Criança e Juventude no Governo Eduardo Campos, em 2011. É o advogado Bruno Monteiro Costa, formado pela UFPE há 20 anos. Também deu assessoria à Prefeitura de Caruaru.
Emendas de deputados em banho-maria
O pagamento das emendas dos deputados que não pode ser executado até o final do ano, deve ser resolvido a partir do dia 15 em um encontro da governadora com o presidente da casa, deputado Álvaro Porto. Raquel tirou uns dias de descanso até lá para ficar com os filhos em uma praia, já que não tem conseguido estar mais presente pois tem acordado cedo e em muitos dias só sai do Palácio por volta das 23 horas, como tem mostrado em gravações no instagram.

Porque a governadora não escolheu um bom técnico, filiado a algum partido político, para dirigir a Copergás?
Redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com