João Campos marca estréia cabo eleitoral de prefeitos metropolitanos

 

Se havia alguma dúvida de que o PSB, com possibilidade de eleger menos prefeitos em 2024 do que aconteceu em 2000, quando foi vitorioso em 53 municípios (a previsão para este ano é em torno de 30), iria, efetivamente, utilizar o prestígio do prefeito João Campos para ajudar os candidatos do partido na Região Metropolitana, as dúvidas se dissiparam esta sexta-feira. De uma só vez, o prefeito do Recife ciceroneou uma visita à Rede Compaz, que está transformando em grande vitrine de sua administração, dos prefeitos ou candidatos a prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca; de Paulista, Junior Matuto; de Ipojuca, Carlos Santana; e de Jaboatão, Elias Gomes, que é do PT mas tem em João Campos um grande aliado.

Quase todos eles se comprometeram, durante a visita, a instalar unidades semelhantes ao Compaz em seus municípios, caso vençam as eleições. Vinícius Labanca ressaltou, no entanto, que há municípios, como São Lourenço, em que é preciso adaptar a idéia pois em função de terem áreas maiores, inclusive com zona rural significativa, podem não ter condições de reproduzir estruturas semelhantes às do Recife. Estavam ainda acompanhando a visita, a deputada estadual Gleide Ângelo, que pode vir a ser a candidata do PSB em Olinda, a pré-candidata a prefeita de Surubim, Vera de Aprígio, o pré-candidato a prefeito de Carpina, Joaquim Lapa a Madalena Brito também pré-candidata em Arcoverde. O Compaz escolhido foi o Paulo Freire, no Ibura.

Não existem pesquisas até o momento – pelo menos conhecidas – de que o Compaz reduz efetivamente a violência nas áreas onde atua mas se sabe que no momento em que os jovens periféricos são estimulados a praticar esportes, estudar línguas, ter aulas de dança e outras atividades semelhantes se afastam mais das drogas. O Recife contou com a vantagem de utilizar os locais onde funcionaram muito tempo os centros sociais urbanos, até serem desativados, de forma que ficou mais fácil a expansão da experiência que está em funcionamento em cinco locais da cidade. –“ Precisamos ter políticas públicas como o Compaz, sendo compartilhadas com outras cidades para transformar a vida de quem mais precisa e eu me coloco à disposição, assim como disponibilizo o projeto do equipamento, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à cidadania em nosso estado”- afirmou João Campos aos prefeitos e candidatos durante a visita.

Com Elias

O prefeito, que levou Elias Gomes para o Compaz, estava com ele novamente este sábado para um evento em que formalizou o apoio da Frente Popular ao candidato e chegou a anunciar que o advogado  Rafael  Arruda como vice de Elias. A escolha de Arruda deve obedecer ao entendimento de João com o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda (MDB) para ganhar o apoio do MDB no Recife. Rafael foi durante muito tempo coordenador do Procon em Jaboatão.

Bolsonaro e Eduardo

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve visitar Pernambuco na primeira quinzena de junho mas seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, estará na capital esta segunda-feira para fazer uma palestra para militantes bolsonaristas no Mar Hotel, às 18 horas. Estará acompanhado do pré-candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado, que quer transformar sua campanha em discurso bolsonarista. Bolsonaro teve 43,68% dos votos do Recife no segundo turno mas hoje o próprio João Campos tem votos bolsonaristas, sem falar em Daniel Coelho(PSD) e Tércio Telles(NOVO), ambos com possibilidade de herdar também votos de direita.

Para onde vão os votos bolsonaristas no Recife?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar