João Campos embaralha o jogo sobre vice e deixa petistas perplexos

 

Desde que o PT do Recife marcou uma estratégia para escolha do vice do prefeito João Campos, sem procurar saber antes se a vaga era do partido, que se meteu num jogo de empurra-empurra no qual só tem acumulado revezes. O último foi a decisão do prefeito de filiar, no apagar das luzes, quatro secretários a outros partidos – MDB, Republicanos, PCdoB e até União Brasil que não lhe declarou apoio– deixando claro que não iria se submeter às pressões petistas. Antes ele já tinha conseguido que o próprio presidente Lula mandasse parar o processo de escolha do PT às vésperas do diretório municipal se definir entre o ex-vereador e médico Mozart Sales e o deputado federal Carlos Veras.

O efeito dessa última estratégia foi sentido claramente ontem quando o deputado federal João Paulo Silva afirmou a este blog que estava clara a decisão do prefeito de não dar ao vice ao PT e o presidente do partido no Recife, Cirilo Mota, ignorou o movimento de João Campos afirmando acreditar que ele vai definir-se pelo partido “não só pela eleição de 2024 como pela de 2026”. Para não ficar só nessas opiniões uma importante liderança do PT no estado confidenciou a este blog que “agora só Lula vai poder resolver a situação”. Referia-se ao poder de convencimento do Presidente que, acredita, vai ser capaz de levar João Campos a fazer até o que não gostaria.

Uma alta fonte do PSB confidenciou a este blog que o prefeito tem todo direito de escolher o vice mais adequado, independente de partido, e deixou claro que ele é livre para se definir por qualquer uma das legendas que fazem parte da sua base. Sobre a possibilidade do presidente Lula interferir neste processo afirmou não acreditar nisso: “o presidente quer em 2026 ter uma sustentação firme para sua candidatura à reeleição e sabe que o PSB vai estar forte e vai estar com ele”- concluiu. Na verdade, o PSB tem 79 candidatos a prefeito este ano e a possibilidade de eleger diversos prefeitos metropolitanos. O PT tem menos de uma dúzia de candidatos e só um na RMR: o ex-prefeito Elias Gomes, em Jaboatão.

Mendonça nega

O deputado federal Mendonça Filho, que está nos Estados Unidos e é presidente do União Brasil no Recife, disse a este blog que foi surpreendido pela filiação da secretária da fazenda no UB: “não há qualquer definição do União Brasil sobre o Recife. Nada está assegurado”- concluiu.

CNN diz que Lula liberou João

A CNN informou esta terça-feira que o presidente Lula, na conversa que teve com João Campos no Recife na sexta-feira passada, o liberou para escolha do vice  que desejasse. Segundo a emissora, ao ser informado pelo prefeito da sua estratégia, o presidente comentou: “vá em frente”, deixando claro que ele estava livre para tomar a decisão que considerasse melhor.

Assembléia volta a discutir faixas salariais

As Comissões de Finanças e Administração realizam esta quarta reunião conjunta para analisar e votar o projeto de extinção das faixas salariais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro, enviado à casa pela governadora Raquel Lyra. Secretários de estado estarão presentes para explicar aos parlamentares porque o Governo resolveu escalonar a extinção de junho deste ano até junho de 2026. Mostrarão tabelas e números sobre o Orçamento e a impossibilidade de resolver o assunto este ano, como deseja a oposição.

Mães de Pernambuco já tem 50 mil mulheres

O Governo do estado informou esta terça-feira que 50 mil mães carentes  com filhos de até 06 anos já se inscreveram para se beneficiar do programa Mães de Pernambuco, recebendo uma bolsa de R$ 300,00 mensais. O primeiro pagamento será feito dia 13 de maio. A previsão é que o programa beneficie 100 mil mães de todas as regiões estaduais.

Elias e Mano na procissão

O prefeito de Jaboatão Mano Medeiros e seu principal oponente, o ex-prefeito Elias Gomes, acompanharam esta terça-feira, em momentos diferentes, a 367.a procissão de Nossa Senhora dos Prazeres. Elias ficou perto do andor onde a santa era levada e afirmou “são três séculos de tradição que une sentimento de fé e esperança por dias melhores. Deixamos o Monte Guararapes com energias renovadas”.

Afinal, Lula liberou mesmo João Campos para escolha do vice?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar