Indiferente ao PSB, Davi Muniz revela que vai assumir o mandato de deputado estadual

 

O vereador Davi Muniz, que disputa a reeleição para a Câmara de Vereadores do Recife, revelou a amigos esta terça-feira que vai tomar posse na vaga aberta na Assembleia Legislativa com a morte do deputado José Patriota, cujo sepultamento ocorrerá esta quarta-feira em Afogados da Ingazeira. Embora não deseje conceder entrevistas antes de concluído o luto de cinco dias decretado pelo presidente da Alepe e no qual todas as atividades da casa estão suspensas, o vereador já está munido de pareceres de advogados e ainda ontem tomou conhecimento de que a Procuradoria Geral da Alepe emitiu parecer favorável à sua posse.

Davi teve 41 mil votos para deputado estadual em 2022 e ficou na primeira suplência do PSB. No início deste ano, no entanto, aproveitando a janela partidária, migrou para o PSD para tentar a reeleição de vereador. Ele vai continuar candidato a vereador mas não deseja perder a chance de, antes de tomar posse como vereador, caso seja reeleito, ficar na Assembleia. O PSB pensa diferente e já decidiu tentar impedir a posse de Davi ou a sua permanência na Alepe, alegando que ele mudou de legenda e o mandato é do partido e não do candidato.

Ontem, assessores do presidente da Alepe, Álvaro Porto, informaram a este blog que ele “vai seguir fielmente o regimento e por isso na sessão plenária da próxima terça-feira vai declarar vago o lugar de Patriota e convocar o primeiro suplemente diplomado pelo TRE, que é Davi Muniz, para tomar posse”. Só se o próprio Davi desistir – o que parece não ser o caso – ele convocaria o segundo suplente, o atual candidato a prefeito de Paulista, Junior Matuto. Nesse caso caberia ao PSB abrir um processo no TRE, alegando infidelidade partidária do vereador, para tentar reaver a vaga, o que pode durar alguns meses.

Em Petrolina Lucinha perdeu

Um caso parecido aconteceu em Petrolina quando a vereadora Lucinha Mota, eleita pelo PSOL, migrou para o PSDB mas acabou sendo chamada para ocupar a vaga de suplente que era do PSOL. O seu ex-partido levou mais de um ano para conseguir vencer a batalha e ter a vaga de volta. Ninguém duvida de que o PSB pode ter êxito mas que vai demorar. Neste caso, Davi deve ser empossado e, depois da eleição, caso vença, decidir entre a Câmara e a Alepe. Se quiser apostar no certo fica na Câmara mas se optar pelo duvidoso permanece na Alepe e passa a lutar para manter o mandato de estadual.

Davi já tinha pensado em enfrentar o PSB antes

Davi Muniz fazia parte da base do prefeito João Campos na Câmara de Vereadores mas desentendeu-se com o prefeito e este ano esteve perto de ocupar a vaga na Assembléia do deputado estadual Jarbas Filho(eleito pelo PSB mas atualmente no MDB). Pelo acordo, intermediado pelo Palácio das Princesas, Jarbas assumiria a secretaria de turismo da governadora Raquel Lyra e Davi a suplência  do PSB, porém, aliado a Raquel. Essa situação criou enorme constrangimento no PSB mas sem muita razão de ser pois da bancada socialista de hoje mais de quatro deputados votam com Raquel.

Reajuste de servidores ficou para terça

Os projetos enviados pela governadora Raquel Lyra para a Assembléia com reajuste dos servidores da Secretaria da Fazenda, Adagro e Polícia Civil que seria votado ontem pelas comissões na parte da manhã e pelo plenário à tarde, agora só serão apreciados na próxima terça-feira. Com o falecimento do deputado José Patriota o presidente Alvaro Poreto decretou luto na casa por cinco dias, como manda o regimento, e a próxima sessão só está marcada para a terça, dia 24.

João Campos suspende agenda

O prefeito João Campos suspendeu sua agenda de candidato durante o dia de ontem em função do falecimento de José Patriota, seu correligionário do PSB. Em nota oficial, ele destacou Patriota como “homem firme, íntegro e humano que marcou sua vida por lutas ao lado do povo. À frente da Amupe, liderou e defendeu, como ninguém o municipalismo, buscando equilíbrio e combatendo desigualdades”.

Quem vai ganhar a luta pela vaga na Alepe, o PSB ou Davi Muniz?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar