Humberto e a perspectiva sobre a solução dos prédios caixão

 

Recolhido durante o primeiro ano de mandato do presidente Lula, quando precisou gastar tempo demais para atender os partidos que buscavam participação nos órgãos federais de Pernambuco e acabou não conseguindo nenhum ministério para o PT estadual, embora quatro ministros – José Múcio, André de Paula, Silvio Filho e Luciana Santos – sejam pernambucanos, o senador Humberto Costa se queixou muito nos bastidores, inclusive a colegas senadores.

Agora em 2024, porém, ele encontrou um caminho para trabalhar pelo estado e ser reconhecido, aliando-se à governadora Raquel Lyra para solucionar um dos maiores problemas da região metropolitana, que são os prédios caixão. Os dois guardaram segredo do que tratavam e combinaram de dar a boa notícia de uma só vez. O mesmo texto foi distribuído para a imprensa pela Secretaria de Imprensa do Governo e pelo gabinete do senador em Brasília. E, no dia seguinte, os dois estavam no Instagran falando, ela de Pernambuco e ele dos corredores do Senado, celebrando a conquista e cada um enaltecendo o papel do outro durante o processo de negociação.

O resultado não poderia ser melhor e já está sendo elogiado pelos prefeitos. Os prédios serão demolidos pelo estado, que ficará com a propriedade dos terrenos onde serão construídos novos habitacionais, as famílias prejudicadas porque tiveram que abandonar suas moradias receberão indenização de R$ 120 mil, quatro vezes mais do que estava sendo proposto pelas seguradoras, e até os sem-teto que, mesmo sabendo da possibilidade de que os prédios viessem a ruir os ocuparam, receberão auxílio-moradia do estado e serão inscritos no programa Minha Casa, Minha Vida para conquistarem o direito a residir nos habitacionais em construção.

Reeleição

“Humberto carimbou o passaporte para se reeleger senador” – concluiu esta semana uma liderança do PT estadual animada com a repercussão que está tendo na sociedade a solução conseguida para os prédios caixão. Agora o senador se prepara para trazer a Pernambuco a comissão de senadores que aqui já esteve e que ficou encarregada de ouvir a população e ajudar numa solução junto aos órgãos federais. Também pretende, na assinatura do termo final da negociação entre o Governo Federal e o Estado,  trazer o presidente Lula mais uma vez a Pernambuco para por sua assinatura no documento junto com o próprio senador e a governadora Raquel Lyra.

Carlos Santana na liderança

Esta sexta-feira o Instituto Conecta divulgou pesquisa registrada no TSE com o número PE-02093/2024 e realizada no município de Ipojuca. No levantamento, o ex-prefeito Carlos Santana(PSB) aparece com 42% das intenções de voto, a vereadora Adilma Lacerda (PP) com 23% e Paulo Alves (Avante) com 21%. Adilma é a candidata da atual prefeita Célia Sales, do PP. A pesquisa tem a margem de erro de 4% para mais ou para menos, grau de confiança de 95% e durante sua aplicação foram ouvidos 600 eleitores.

São João em Vitória

A abertura da festa de São João no município de Vitória de Santo Antão acontece neste sábado na Praça da Restauração, no bairro do Livramento, às 18h30m com shows de Santana, Nena Queiroga e Silvinho Cavalcanti. Considerada uma das melhores festas juninas da Zona da Mata, a programação em Vitória segue até o dia 29 e junho. O Pátio Otoni, onde acontecem os grandes shows do evento terá apresentações de 22 a 29 de junho tendo entre as  atrações programadas shows de Matheus e Kauan, Felipe Amorim, Zezé de Camargo e Luciano, João Gomes, Zé Vaqueiro, Israel e Rodolfo,  Tierry , Priscila Sena, Raphaela Santos e Novinho da Paraiba.

Em que palanque o senador Humberto Costa vai disputar o Senado em 2026 – no de Raquel Lyra ou no de João Campos?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar