Governo do Estado fecha negociação salarial com 80% dos servidores e reajuste será pago dia 21

 

O governo do Estado enviou esta  quarta-feira para a Assembléia Legislativa projetos que garantirão reajustes salariais para sete categorias de servidores, incluindo os professores. Com isso chega 80% o total de funcionários públicos com correção salarial garantida e que será paga a partir da folha salarial desde mês, que estará disponível no próximo dia 21. Antes os parlamentares já tinham aprovado o reajuste dos policiais militares e bombeiros. Como os militares  não podem ser sindicalizados, as negociações foram feitas diretamente com os comandantes. Não houve ruído nos quartéis, mas na Assembléia Legislativa, onde atuaram em defesa da categoria, os deputados oriundos da PM.

A secretária de administração do estado, Ana Maraísa, disse, ontem, que mais de 100 reuniões longas foram feitas até o mês de abril com todos os sindicatos para se chegar à meta estabelecida pela governadora Raquel Lyra, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, de garantir no mínimo a correção da inflação para todos os servidores e um aumento máximo de  20% dos gastos com pessoal. Com isso foi possível dar, sobretudo na área de educação, reajuste diferenciado para professores com mestrado e doutorado, uma reivindicação antiga do Sintepe.

Como falta ainda fechar negociações com 20% dos servidores não incluídos nesses projetos enviados à Alepe, a secretária informou que as negociações vão prosseguir até que todos sejam atendidos. Neste caso, o pagamento será feito de forma retroativa. Indagada sobre como foi possível lidar com tantas categorias sem greves e sem ruídos, Ana Maraísa explicou: “com muito diálogo, respeito, transparência e responsabilidade, como nos recomendou a governadora”. Segundo ela, “os números foram expostos para os sindicatos de forma clara, tanto em relação ao orçamento, sua projeção de crescimento, como aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Quando se age desta forma as desconfianças ficam de lado e o diálogo flui com tranquilidade, como acabou acontecendo”.

Alepe tem até dia 21 para aprovar

Como a governadora Raquel Lyra decidiu antecipar o pagamento dos salários dos funcionários públicos para o próximo dia 21, criando um verdadeiro feriadão de São João, a Assembléia Legislativa tem até a próxima quinta-feira para analisar e aprovar todos os projetos. Em função disso, as comissões de Justiça, Finanças e Administração anteciparam para a próxima segunda-feira suas reuniões deliberativas sobre o assunto de forma que o plenário possa se manifestar até a quinta-feira. Presidente da Comissão de Justiça, o deputado Antonio Moraes afirmou que “como foram tranquilas as negociações com os servidores não devemos ter problema na aprovação das matérias a tempo de garantir o pagamento dos salários reajustados na próxima semana”.

Ipespe acerta mais uma vez em Portugal

O Instituto de Pesquisas Ipespe, de Pernambuco, que conseguiu alto grau de acerto do resultado das eleições legislativas portuguesas realizadas no dia 10 de março, através de pesquisas feitas para a CNN de Portugal, repetiu a dose no cálculo do resultado das eleições portuguesas para formação do Parlamento Europeu realizadas no final de semana. O Ipespe ouviu  25 dias antes do pleito 800 eleitores daquele país e foi o Instituto que conseguiu o maior percentual de acerto do resultado. Segundo seu cálculo, o Partido Socialista teria 34% dos votos (teve 32%), a Aliança Democrática teria 32% (teve 31%) e acertou em cheio o percentual do partido Chega que teve 10%  e do Iniciativa Liberal(IL) que teve 9%. 

PT faz festa com a solução dos prédios-caixão

Parlamentares petistas pernambucanos festejaram nas redes sociais a assinatura de acordo pelo presidente Lula e pela governadora Raquel Lyra que vai permitir a indenização justa dos moradores dos prédios-caixão da Região Metropolitana. Isso vai garantir que o estado derrube os prédios condenados e utilize o terreno para novas construções de habitações mais sólidas pelo Minha Casa, Minha Vida. O deputado estadual João Paulo fez questão de ressaltar, em mensagem transmitida pelo Whatsapp, o empenho da governadora e do senador Humberto Costa, que cuidaram das negociações em torno do assunto.

Quem vai se beneficiar mais do acordo em torno dos prédios-caixão, o presidente Lula ou a governadora Raquel Lyra?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar