Federação PT/PV/PCdoB caminha para o impasse e terá vida curta

Criada em 2021 para permitir que o PV e o PCdoB não fossem engolidos pelo fim das coligações partidárias, a federação de esquerda Brasil da Esperança permitiu que, na sombra do PT, que elegeu 68 deputados federais em 2022, o PV e o PCdoB continuassem com representação na Câmara Federal, embora tenham elegido apenas 6 deputados cada um, sendo dois pernambucanos: Renildo Calheiros (PCdoB) e Clodoaldo Magalhães (PV). Embora de corrente ideológica parecida mas com respectivos líderes de peso que desejam, a seu modo, se conduzir, politicamente, sem amarras, as três legendas que, pela regras das federações, precisam estar unidas, há muito deixarem essa exigência de lado.
A senadora Teresa Leitão(PT) diz que o grupo como está constituído “pode ter vida curta”. Ela se refere aos problemas que começam a surgir em vários estados e também em Pernambuco de desentendimento político entre os três partidos. O problema mais grave se deu na atabalhoada condução da escolha do vice do prefeito João Campos. Mesmo sabendo que o PT pleiteava a vice, o PCdoB autorizou o prefeito, sem conversar com os petistas, a filiar na legenda comunista o seu chefe de gabinete Victor Marques e empurrar o seu nome de goela abaixo na federação. Esse ato do PCdoB criou tantos problemas que até nas convenções a que compareceram, os comunistas e os petistas ficaram distantes nos palanques.
“O PCdoB virou barriga de aluguel “ comentou um deputado estadual do PT a este blog referindo-se ao fato dos comunistas terem filiado Victor na legenda sem que ele tivesse qualquer ligação com o partido. Somente para atender a um pedido de João. “ A Federação deles (PCdoB) não é com o PT mas com o PSB”, comenta outro petista que acompanha de perto as movimentações e diz não acreditar mais em entendimento. Outra bronca, porém, está por vir desta feita com o PV. Na última semana, o partido começou a conversar com a governadora Raquel Lyra e tudo indica que pode vir a integrar o Governo, afastando-se da Federação. No momento, embora a bancada do PT na Alepe vote com a governadora e a do PV também não há uma aliança formal das duas legendas com Raquel, o que passaria a acontecer com os verdes caso passem a ocupar, como se especula, uma secretaria estadual.
Conflitos sem fim
Se os problemas do PT com o PCdoB ocorreram por conta da vice no Recife, no caso do PV a bronca é com o PSB mas ela não deixa de respingar na Federação. Presidente estadual do PV, o deputado Clodoaldo Magalhães não gostou da atitude dos socialistas no município de Água Preta, tirando o partido da sua família e entregando a legenda ao seu adversário, o ex-deputado federal João Fernando Coutinho. A atitude impediu que o prefeito MIruca, aliado Clodoaldo, fosse candidato pois a legenda, sob nova direção, apoiou Coutinho, do Solidariedade, que também é candidato a prefeito.
Mais uma cartada
Para a governadora, trazer o PV oficialmente para sua base, seria uma forma de pavimentar o caminho para uma possível aliança formal com o PT mas, por enquanto, os petistas não estão interessados nisso.”Uma aliança com a governadora, se ocorrer, será depois das eleições municipais” – afirma uma liderança do Partido dos Trabalhadores. No momento, porém, como continua oposição no estado, o PT vai ficar em saia justa para explicar o distanciamento de mais um partido da Federação.
Daniel solidário com Gilson
O candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho (PSD) solidarizou-se com o seu concorrente na disputa, o ex-ministro Gilson Machado, cuja mãe, Maria Helena Machado, faleceu este domingo: “É com pesar que recebo a notícia da morte de Dona Helena Machado, mãe do pré-candidato à prefeitura do Recife, Gilson Machado. Nossos sentimentos e desejo de conforto aos familiares” – escreveu Daniel em suas redes sociai
Raquel inaugura novos leitos no Oswaldo Cruz
A governadora Raquel Lyra reinaugura esta segunda-feira um novo setor no Hospital Oswaldo Cruz, que vai abrigar 30 novos leitos de enfermaria. O local tinha sido destinado ao tratamento de pacientes com a Covid 19 e precisou ser reestruturado para voltar às suas atividades originais de assistência em clínica médica. Ela também vai inaugurar um novo mamógrafo com estereotaxia, na mesma unidade.

Quem vai a apagar a luz da Federação PT/PV/PCdoB?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com