“Fadiga Democrática do Diálogo” leva poderes a tentar conciliar conflitos entre Alepe e Palácio

 

A volta dos desentendimentos entre a Assembléia Legislativa e o Governo do Estado esta semana, depois que a governadora Raquel Lyra apresentou ação no STF para tornar sem efeito parte das emendas anexadas à LDO pelos deputados estaduais, está levando os demais poderes e órgãos que dependem do Orçamento Estadual para receber seus duodécimos ( recursos necessários para o seu funcionamento) a se unirem na tentativa de promover uma reconciliação entre o Executivo e o Legislativo. Para isso uma reunião dos presidentes vem sendo articulada para a próxima semana. Ao mesmo tempo, prefeitos vêm se organizando para solicitar que a Amupe – Associação Municipalista de Pernambuco – atue com o mesmo propósito já que a entidade tem feito movimentos e ações ao lado do presidente da Alepe Álvaro Porto e a governadora Raquel Lyra.

Um dos protagonistas da tese de entendimento disse a este blog que estaria havendo, em relação ao Executivo e Legislativo, o que se poderia chamar de “Fadiga Democrática de Diálogo”, algo que, se não for enfrentado, pode trazer prejuízos para todos. “Essa guerra precisa ter um fim” – afirmou ontem o prefeito de Águas Belas (PT), Luís Aroldo. Essa posição seria hoje uma quase unanimidade entre os prefeitos que estariam dispostos a, não só através da Amupe, mas conversando com os deputados estaduais que apoiam, convencer os mesmos a baixar mais a bola sobretudo em função de 2024 ser um ano de eleição municipal em que todas as atenções precisam estar voltadas para o pleito de outubro.

Esse grupo, que aposta na conciliação, gostou de saber que o ministro do STF que vai julgar a ação da governadora é André Mendonça. Sua postura tem sido, em casos semelhantes de contendas entre o Executivo e o Legislativo, como aconteceu recentemente em Goiás, não julgar o mérito antes de ouvir as duas partes e promover um encontro de conciliação. Só depois disso, e caso não haja possibilidade de acordo, é que ele julga o caso. Como o ministro Barroso não concedeu liminar, como pediu o Governo do Estado, remetendo a ação para distribuição, não há certeza de que a questão possa estar resolvida nos próximos dias, o que é ruim para Raquel que precisava ter urgência para agir antes de ser obrigada a remeter aos poderes os valores que poderão receber caso o artigo 32 da LDO continue vigendo.

Mendonça e Teresa entre os melhores

O Ranking dos Políticos divulgado todo final de ano e que é preparado através de análise da atuação dos deputados federais e senadores, destacou em 2023 dois pernambucanos: o deputado federal Mendonça Filho e a senadora Teresa Leitão. Mendonça obteve nota 8,33 ficando em 9.a colocação e Teresa 7,43, alcançando a 60.a posição, o que foi muito bom tendo em vista que este foi o seu primeiro ano de mandato. Para fazer o ranking um grupo de especialistas analisa a presença na casa, a economia de gastos, os projetos legislativos e a votação dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.

Petribu apoia Bruno Ribeiro em Carpina

O empresário Jorge Petribu lançou a candidatura do ex-vereador Bruno Ribeiro a prefeito de Carpina pelo União Brasil. Petribu pensou em ser ele próprio o candidato, fez contatos e conversou com as principais lideranças do município mas desistiu pela dificuldade de conseguir um consenso. Bruno é jovem e foi muito bem votado quando se elegeu vereador. Vai enfrentar algumas feras como o ex-prefeito Joaquim Lapa, o candidato a ser apoiado pelo atual prefeito Manuel Botafogo e Eduarda, esposa do deputado estadual Gustavo Gouveia.

Pernambuco vai recuperar Capag em 2025

O secretário da fazenda de Pernambuco, Wilson José de Paula, disse esta quarta-feira no programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, que em 2025 Pernambuco vai recuperar sua Capacidade de Pagamento, podendo voltar a tomar empréstimos. Este ano de 2024 isso não é possível por conta das dificuldades enfrentadas pelo estado em 2022. Mas ele ainda deixou em aberto a possibilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, ainda em 2024, mediante a análise dos números enviados pelo estado, restabelecer a Capag. Sem entrar em detalhes afirmou que se trabalha com a possibilidade de garantir,de agora por diante, a capacidade de pagamento de forma definitiva.

quem vai ser mesmo o bombeiro para apagar o fogo que distancia a Alepe do Palácio das Princesas?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar