Evandro Avelar, braço forte no Governo Raquel

Considerado um dos políticos pernambucanos de maior jogo de cintura, conseguindo transitar da direita para a esquerda em um estado politicamente radicalizado, o senador Sérgio Guerra, já falecido, não conseguiu entusiasmar os filhos a ingressar na política. Um dos seus principais assessores, no entanto, o engenheiro Evandro Avelar, é hoje um dos mais expressivos técnicos com sensibilidade política da equipe da governadora Raquel Lyra. Com ares de super-secretário, Evandro vai comandar a pasta de Mobilidade e Infra-estrutura ( a ser criada pela Reforma Administrativa que tramita na Alepe) responsável por órgãos de grande potencial como Detran, DER, o Consórcio Metropolitano de Transportes e a EPTI – Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal.
Estarão sob sua responsabilidade, portanto, o comando dos transportes públicos e de tudo que se relaciona com o setor, a construção, controle e recuperação de estradas e o trânsito estadual. É primeira vez que Detran e DER ficam em uma mesma pasta em Pernambuco, um desafio sem tamanho a julgar pelas enormes demandas da área em todos os municípios e num estado classificado como uma das unidades da federação de estradas mais deterioradas e necessitando de reparação.
– A questão das estradas é comparável ao desafio de colocar água nas torneiras, uma das promessas da governadora. Não há um só prefeito em Pernambuco que não tenha uma solicitação a fazer neste aspecto e os recursos não vão dar para tudo”- afirma um deputado estadual da base governista na Assembléia, resumindo o desafio que o novo secretário terá pela frente. Pela significação da pasta que está abraçando, Evandro causou dores de cabeça a jornalistas que tentaram decifrar porque virou secretário. Muitos padrinhos foram citados mas a sua aproximação com Raquel se deu quando seu pai João Lyra assumiu o Governo do Estado em substituição a Eduardo Campos, nomeou Evandro para a Secretaria das Cidades, na época gestora do Transporte Público.
Vários cargos e muitos administradores
Funcionário público de carreira, Evandro foi presidente da Cohab, no Governo Arraes(PSB). Em seguida assumiu a presidência da EMTU no Governo Jarbas Vasconcelos (MDB). Em 2014, foi secretário das Cidades de João Lyra(PSB) governador. De 2008 a 2013 foi secretário na gestão do prefeito Elias Gomes (PSDB), em Jaboatão. Em 2015 foi secretário do trabalho do Governo Paulo Câmara(PSB). Em 2016 assumiu a presidência de Suape, também na gestão Paulo Câmara(PSB). De 2017 a 2022 foi secretário do prefeito de Olinda, Lupércio (Solidariedade). Com jogo de cintura e apostando no diálogo, Evandro transita, como fez Sérgio Guerra, por todos os espectros politicos. É difícil uma administração estadual ou municipal na RMR que não dispute seu passe. Agora com Raquel o trabalho será maior e as cobranças também.
João Campos investe na política
Enquanto a governadora Raquel Lyra fez um secretariado técnico, deixando de fora, entre outros, o ex-prefeito e candidato a governador Miguel Coelho, que foi fundamental na sua vitória no Sertão, o prefeito do Recife, João Campos, principal adversário da governadora, anunciou esta quarta-feira a atração do mesmo partido de Miguel, o União Brasil, para sua base de apoio na capital. Nomeou a advogada Joana Florêncio, indicada pelo deputado federal Luciano Bivar, como secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e agora a legenda faz parte da base de apoio do prefeito que é candidato à reeleição.
Tarcísio com Lula
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ligado ao ex-presidente Bolsonaro, teve ontem encontro com o presidente Lula para tratar de obras federais em seu estado. Com direito a foto posada para as redes sociais. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Governo de Tarcísio, Gilberto Kassab, do PSD. O governador paulista afirmou depois que defendeu junto ao presidente a concessão do Porto de Santos e a construção de um túnel entre Santos e Guarujá. Estavam também presentes os ministros petistas Alexandre Padilha e Rui Costa.
Clarissa Tercio
A Porcuradoria Geral da República solicitou ao STF abertura de inquérito para apurar postagem da deputada federal eleita por Pernambuco, Clarissa Tercio. por postagem feita na Internet no domingo entendida como um incentivo aos golpistas que depredaram as sedes dos três poderes. Mais dois deputados de outros estados também tiveram seus nomes incluídos no pedido por razões semelhantes.
Pergunta que não quer calar: a tentativa de golpe no Brasil foi debelada ou a ameaça continuará pairando no ar, a julgar pelas atitudes restritivas do ministro Alexandre Moraes?
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com