Estado e PCR celebram Corpus Christi em dias diferentes e geram desconforto

 

É tradição em Pernambuco, inclusive em Governos de tendências diferentes, como aconteceu quando Jarbas Vasconcelos era governador e João Paulo prefeito, que os dois entes se entendam sobre os dias feriados ou de ponto facultativo, de modo a não gerar problemas de comunicação notadamente entre os alunos das escolas públicas estaduais e municipais. Esta terça-feira, no entanto, ficou claro que isso não vem acontecendo. Ao mesmo tempo em que o estado divulgou que o ponto facultativo do dia de Corpus Christi, festa celebrada esta quinta-feira (dia 30), foi transferido para 21 de junho, a Prefeitura do Recife informou que no município o ponto facultativo seria cumprido esta sexta-feira, dia 31.

Trocando em miúdos: as repartições públicas estaduais, incluindo as escolas, abrem normalmente estas quinta e sexta mas as repartições e escolas municipais abrem na quinta e fecham na sexta. Isso fez com que muitos pais de alunos de escolas públicas utilizassem parte do dia de ontem para buscar explicações para o fato e tirar dúvidas. A confusão foi tanta que a secretaria de administração do estado chegou a editar duas notas oficiais: uma era genérica e incluía também referência ao 24 de junho, citado como ponto facultativo quando é feriado, e outra onde se referia apenas à data de Corpus Christi.

Este blog ouviu dois ex-secretários da casa civil do estado e da PCR e ambos confirmaram o entendimento que existia em governos passados. Ficou claro que, tanto o prefeito João Campos, quanto a governadora Raquel Lyra, tiveram boas intenções nas soluções adotadas. Só faltaram combinar entre si. O prefeito transferiu o ponto facultativo para sexta, evitando o imprensado, e a governadora, ao adiar para 21 de junho acabou por criar um feriadão de São João para os servidores estaduais que agora, com exceção dos que trabalham em áreas essenciais, vão folgar de 21 a 24 de junho, com tempo para prolongar a festa junina. Ficou ruim mesmo para os pais que têm filhos em escolas estaduais e municipais e vão precisar rever suas programações. Um entendimento poderia levar a um feriadão este final de semana (sexta, sábado e domingo), como decidiu o prefeito, ou no São João, como fez a governadora.

Acordo é antigo
     
No que se refere a essas duas datas é antigo o acordo que foi feito há mais de 30 anos entre Governo e PCR e o Sindicato dos Comerciários. Na época, o Corpus Christi, que é feriado nacional, deixou de ser feriado estadual e municipal pois os comerciários  preferiram folgar no dia 24 de junho, que acabou feriado. A troca foi celebrada e é mantida até hoje. Já para os servidores públicos, o Corpus Christi continuou sendo ponto facultativo mas sem tanta relevância porque não é feriado. De qualquer forma, tanto o Estado quanto a Prefeitura sempre que desejaram mudar a programação para evitar imprensados, por exemplo, combinaram entre si.
  
Raquel volta à Mata Norte

A governadora Raquel Lyra vai estar esta quinta-feira na Mata Norte. Na companhia do deputado Antonio Moraes, que é da região, de outros parlamentares, prefeitos e vereadores vai inaugurar as obras de recapeamento da estrada que liga a sede do município de Vicência ao distrito Borracha, com 10 km, e da estrada que liga o distrito de Caueiras à sede do município de Aliança, com 3 km

BNB Day

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e toda diretoria da instituição participaram esta terça-feira em São Paulo do BNB Day, encontro com 200 investidores onde foram apresentadas oportunidades para investimentos no Nordeste. Foi o primeiro evento deste tipo promovido pelo BNB, considerado a maior banco em desenvolvimento regional da América Latina cujas ações acumulam valorização de 238% nos últimos cinco anos, como explicou Câmara aos presentes.

O que vai dizer o STF sobre a decisão do Congresso de não criminalizar disseminação de fake news?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar