Esquerda se anima com candidatura de Elias em Jaboatão e já pensa em segundo turno

 

– “ Jaboatão é um município grande com muitos problemas e desafios. Para superar suas dificuldades é imprescindível o apoio e o compromisso do governo federal”. É assim que pretende falar ao povo jaboatonense o ex-prefeito Elias Gomes, pré-candidato a prefeito em 2024, que se filiará ao PT no próximo dia 23, na presença da presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann, e das lideranças petistas estaduais. A menção ao Governo Federal e ao presidente Lula será, segundo um assessor de Elias, o elo que ligará o candidato ao atual presidente, deixando clara sua linha progressista e abrindo caminho para a conquista dos eleitores de Lula. Além, evidentemente, de dar esperança à população.

Até decidir se filiar ao PT, saindo do MDB, Elias não era visto como competitivo nos meios políticos pernambucanos. As apostas giravam mais em torno do atual prefeito, Mano Medeiros, do PL, candidato a reeleição, e da deputada federal Clarissa Tércio, do PP, que teve seu nome lançado recentemente. Mano conta com o apoio da família Ferreira e, sobretudo, do ex-prefeito Anderson Ferreira, do qual foi vice. Para ganhar corpo, tem andado por toda cidade, ouvindo a população e inaugurando obras. Já Clarissa foi a segunda deputada federal mais votada no município no ano passado e conta com forte apoio do segmento evangélico.

“A direita está dividida em Jaboatão de forma que um candidato mais à esquerda terá capacidade de conseguir muitos apoios e chegar ao segundo turno”- disse a este blog um importante líder do PT no estado. Além da consolidação à esquerda Elias tem consciência de que precisa ampliar o palanque: “tenho carta branca do PT e da Federação, que inclui o PT, PCdoB e PV, para formar uma frente ampla de centro-esquerda e é o que vamos fazer”. Por enquanto ele já tem o apoio do MDB (apesar de ter deixado o partido), dos três partidos citados acima, PT, PV e PCdoB, e do PRTB. “Estamos conversando com o PSB e outras legendas que ainda não podemos citar”- diz Elias. Esta semana ele esteve com a deputada delegada Gleide Ângelo, bem votada no município, e acertou a filiação ao PT da professora universitária Maíra Vilar, que teve 10% dos votos para prefeita de Jaboatão em 2000, apesar de ter feito campanha de apenas 10 dias.

Razões da candidatura

No entorno de Elias trabalha-se com a possibilidade de ele se sair bem no pleito por alguns motivos. São eles, segundo um assessor, “ o crescimento do conceito de Elias entre os eleitores que estaria em um crescendo, conforme pesquisas; a rejeição à atual administração; a divisão da direita ; e a união da esquerda com o centro, representado, sobretudo, pela classe média, que é formadora de opinião”. Apesar das menções a Lula, Elias diz que é contra a nacionalização do pleito: “em uma eleição municipal as pessoas querem falar e discutir o município pois é nele que elas vivem e é assim que vamos fazer”- realça.

Humberto e Lula

O senador Humberto Costa foi o condutor do apoio do PT a Elias mas hoje, segundo a senadora Teresa Leitão, “ele virou uma unanimidade entre nós. Não há uma só liderança petista contrária a ele e olhe que temos muitas tendências na legenda”. Elias lembra que não tem do que se queixar do PT e afirma que desde que foi prefeito do Cabo tem o apoio de Lula. Em 1998 teria andado com ele pela cidade e em 2000, quando se candidatou à reeleição, e o PT, que tinha o vice até então, resolveu lançar candidatura própria , Lula foi ao Cabo, defender a manutenção da chapa, o que acabou ocorrendo.

Humberto na Mata Norte

Em busca de atrair mais lideranças para o PT, o senador Humberto Costa vai estar este sábado na Zona da Mata Norte durante encontros programados para os municípios de Carpina, Itaquitinga e Vicência. “Estamos vivendo um novo momento com Lula na presidência. Vamos ter R$ 92 bilhões para Pernambuco só no PAC, além de uma série de outras iniciativas. O estado tem tudo para avançar e precisamos estar afinados para aproveitar esse momento”- diz o senador que se propõe nessas reuniões “abrir diálogo com os gestores municipais e a população e falar sobre as perspectivas para o estado no Governo Lula”.

Simone em alta

A secretária de Habitação do estado, Simone Benevides, tem sido muito elogiada e também bastante prestigiada pela governadora Raquel Lyra que costuma levá-la a Brasília em busca de recursos para o programa Minha Casa, Minha Vida. Ex-superintendente da Caixa em Pernambuco, ela foi secretária da fazenda de Caruaru, na gestão da atual governadora, e foi uma das primeiras convidadas para fazer parte do primeiro escalão. No evento do Novo PAC esta semana a governadora ouviu elogios a ela de lideranças populares, tradicionalmente ligadas ao PT.

Pergunta que não quer calar: vão rolar cabeças na secretaria de estado da educação por conta da tentativa de dispensa de licitação de R$ 52 milhões – suspensa pelo Palácio – para aplicação na Feira do Livro?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com – redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar